Com relação ao Planejamento de Contingências, é INCORRETO afirmar:
É um programa que comporta ações reativas às contingências, como a reação imediata, a reassunção das funções mais críticas e a recuperação de funções, até a restauração do processo normal pré-contingência.
Porque possui linhas técnicas e inclui a identificação de pontos críticos e ações estratégicas de retomada da normalidade após uma crise, deve ser um documento restrito e sigiloso, cujo acesso deve ser reservado aos órgãos de segurança e à alta administração de uma empresa.
É um programa amplo, que inclui ações preventivas, como levantamento e identificação de riscos ou ameaças, treinamentos e simulações de emergências, visando à analise das vulnerabilidades existentes em uma empresa.
Uma vez ocorrido um evento não desejado (ou crise), este passa a ser administrado através do programa de Gerenciamento de Crises, que deve ter como características: ações ágeis e eficientes e ao mesmo tempo transparentes, principalmente no que tange aos veículos de comunicação.
Os Procedimentos Emergenciais visam principalmente minimizar os impactos causados pelo caráter repentino que alguns eventos indesejados possam ter, caracterizados como emergenciais; para tanto devem conter ações ágeis e precisas, desencadeadas após a ocorrência desses eventos.