No que diz respeito ao Arcadismo no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
O movimento arcádico inicia-se no Brasil com a publicação das “Obras Poéticas”, de Tomás Antônio Gonzaga.
O Neoclassicismo ou Arcadismo no Brasil surgiu em meio aos ideais revolucionários de jovens intelectuais, que inspirados na Revolução francesa, deflagraram o movimento conhecido como inconfidência Mineira, que pretendia conquistar independência política e cultural para a explorada colônia.
O Arcadismo representou uma transição para o Romantismo, sobretudo representado por Tomás Antônio Gonzaga. Este Pré-Romantismo recebe o nome de Rococó, caracterizado pela emoção, sensualismo, afetação, linguagem melodiosa e graciosa, excessivo apego à natureza. Assim, o Rococó seria uma fase de saturação de uma época, o que por isso mesmo constitui o germe de novos ideais.
O Arcadismo, um movimento eminentemente poético, de repúdio às demasias perpetradas pelo Barroco, arregimentou pela primeira vez na história literária brasileira um grupo de escritores mais ou menos coeso em seus desígnios e com um relativo sentido corporativo: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basílio da Gama, Frei José de Santa Rita Durão, Bocage e Gonçalves Dias.