Acerca das características regionais e da produção do espaço no Ceará, é verdadeiro dizer que
as bacias hidrográficas metropolitanas dos rios Cocó, Ceará e de seu principal afluente, o rio Maranguapinho, têm a qualidade de suas águas bastante comprometidas devido aos impactos da urbanização desordenada e do lançamento de resíduos domésticos e industriais.
a formação de inúmeros condomínios residenciais fechados de luxo adquire muita evidência na Região Metropolitana de Fortaleza, onde se observa um acentuado processo de transferência de população rica para os municípios localizados ao sul e sudoeste da capital.
a Região do Sertão Central, situado numa sub-bacia sedimentar, apresenta aspectos diferenciados das regiões circundantes, favorecendo o desenvolvimento da agroindústria canavieira e de importantes atividades da indústria cearense, a exemplo dos gêneros têxtil e de confecções.
no Cariri, o aproveitamento social da água em termos de volume que chega pelas chuvas está crescendo, pois existe um uso mais racional desse recurso depois que a indústria e os serviços urbanos passaram a ser as principais atividades econômicas da região.