No que se refere aos achados externos e internos post mortem relacionados a asfixias por afogamento, assinale a opção correta
Nos afogamentos e outros tipos de asfixia, as equimoses das mucosas são encontradas na conjuntiva palpebral e ocular, nos lábios, e, comumente, na mucosa nasal.
O cogumelo de espuma que se forma quando a água entra no interior das vias respiratórias é um sinal patognomônico dos afogados e surge principalmente nas pessoas que reagiram ao afogamento na massa líquida.
O fenômeno denominado “dentes róseos post mortem”, quando encontrado nos afogados e enforcados, deve-se à dissociação da hemoglobina da polpa dentária que penetra nos canalículos dentinários.
A incapacidade de coagulação sanguínea, explicada pelo excesso de gás carbônico sanguíneo, é um dos fatores que contribuem para que a coloração do sangue dos afogados e de vítimas de outros tipos de asfixia tenha tonalidade vermelha clara e fluidez acentuada.
A congestão da face é o sinal mais constante nos afogados, devido às manchas de hipóstase por posições especiais dos cadáveres, principalmente quando permanecem de cabeça para baixo, se submersos.