Acerca de clusters, assinale a opção correta.
Na abordagem de clusters utilizando servidor secundário passivo, este fica em operação permanente e também é utilizado para o processamento de tarefas.
O servidor secundário passivo tem a capacidade de reconhecer a necessidade de assumir o processamento em caso de falha do servidor primário por meio de um processo de coordenação no qual o servidor primário envia uma mensagem periódica para o servidor secundário.
Se dois sistemas em clusters não compartilham discos em comum, o computador secundário provê uma cópia funcional dos dados, tendo acesso aos bancos de dados gerenciados pelo sistema primário.
Na abordagem de servidores separados, cada servidor possui seus próprios discos e os dados são copiados continuamente do servidor primário para o servidor secundário. Dessa forma, obtém-se alta taxa de utilização do sistema sem a necessidade de gerenciamento ou escalonamento das requisições recebidas de clientes ou balanceamento da carga de trabalho entre os servidores.
No uso da abordagem de discos compartilhados, os discos comuns são particionados em volumes, e cada volume é propriedade de um único computador. Se um computador falhar, o cluster é reconfigurado de modo que outro computador se torne o proprietário dos volumes pertencentes ao computador que falhou.