Q17193 - FUNDATEC Analista de Sistemas-Administração de Banco de Dados 2015
Através do mecanismo de memória virtual, os sistemas operacionais podem usar
mais memória do que aquela realmente existente. Esse mecanismo funciona usando parte do disco
rígido com uma “extensão” da memória. Essa parte do disco pode ser um arquivo ou uma partição
inteira. Uma parte da técnica para implementar esse mecanismo consiste em
A)os programas possuírem um cabeçalho no arquivo binário, indicando ao sistema operacional quais os dados são de uso somente para leitura, para que o sistema operacional os aloque no disco. Compiladores modernos geram automaticamente essas informações na tabela de símbolos.
B)o sistema operacional detectar se um processo é CPU bound ou IO bound. Se for IO bound, então ele não irá usar a CPU e todos os seus dados ficam no disco enquanto ele faz IO. Quando o processo voltar a executar ciclos de CPU, sua execução será lenta, porque estará usando o disco e não a memória. Se o Sistema Operacional acertou ao classificar o processo como IO bound, essa execução lenta será mínima e sem grandes impactos de desempenho final. Se, porém, o Sistema Operacional errou e o processo é CPU bound, haverá uma grande perda de desempenho. Nesse caso, pode haver uma troca de páginas do disco para a memória, se houver memória disponível.
C)acrescentar alguns bits mais significativos do endereçamento lógico gerado pelos programas para indexar uma tabela de páginas. Os demais bits que sobram são usados para deslocamento dentro da página. Existem mais páginas do que realmente a memória suporta e toda vez que um programa usar um endereço fora do espaço endereçável fisicamente, ou seja, páginas que não existem, a tabela de páginas terá uma referência à localização dela no disco, possibilitando que o hardware a encontre e entregue ao processo que solicitou.
D)atuar em conjunto com o mecanismo de escalonamento. Cada processo em execução não pode alocar mais memória do que realmente existe, mas a soma de todos os processos pode ultrapassar o tamanho físico da memória. O sistema operacional simplesmente mantém na memória o processo que está atualmente em execução pela CPU. Quando este perder a sua vez, pelo mecanismo de escalonamento, o sistema operacional move todas as suas páginas para o disco e traz do disco para a memória as páginas do próximo processo que iniciará sua fatia de tempo. Se houver espaço sobrando na memória, o Sistema Operacional procura manter todos os processos em memória. Senão um mecanismo RLU pode ser usado para escolher quais ficam.
E)enganar os processos, que nada sabem sobre o sistema de memória em execução. O próprio Sistema Operacional decide que algumas páginas de um determinado processo ficarão em memória e outras no disco. Se uma página que estiver no disco é requisitada pelo processo, o sistema operacional intervém movendo-a do disco para a memória. Caso a memória esteja cheia, alguma outra página que esteja em memória será enviada para o disco.
Responder