Q149681 - CONSULPLAN Professor - Educação Infantil 2016
Assuntos: Primeiros SocorrosPrimeiros Cuidados
Os primeiros socorros para as crianças de 0 a 5 anos de idade se relacionam com os acidentes comuns nessa fase. O socorro de emergência não é um tratamento médico, mas sim uma ação de tomada de decisão que melhor se aplica à criança acidentada. Para que o tratamento de emergência seja eficiente, o primeiro passo é o professor manter a calma e assumir o controle da situação, tranquilizando a criança e afastando-a da fonte de perigo, caso essa remoção não ofereça maiores danos à criança acidentada. Acerca do exposto, analise cada uma das situações apresentadas e os procedimentos adotados quanto aos primeiros socorros.
I. Se a criança apresentar um corte superficial na perna deve-se levantar o membro ferido, fazer uma pequena pressão no local com um gaze e quando o sangue estiver contido, pode-se lavar o local com água e sabão.
II. Se a criança sofrer uma queda deve-se colocar gelo no local para evitar o inchaço ou formação de hematomas. É importante observar se o local apresenta inchaço ou se a criança queixa-se de dores para avaliar a necessidade de encaminhamento ao posto de saúde.
III. Se a criança for picada por escorpião, deve-se retirar o ferrão, lavar o local com água e sabão ficar atento ao local da ferroada, pois pode provocar alergia e coceira na criança.
IV. Se a criança for mordida por um cão, deve-se lavar o local com água e sabão, conter o sangue e cobrir com gaze. Em seguida, encaminhar a criança ao posto de saúde para avaliação da necessidade de tomar vacina contra tétano e profilaxia contra raiva.
Estão corretos os procedimentos