O cemento radicular é um tecido calcificado especializado que tem características em comum com o tecido ósseo, apresentando como peculiaridades:
conter vasos sanguíneos ou linfáticos, não ter inervação, não sofrer remodelação e reabsorção fisiológica, não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
não conter vasos sanguíneos, mas apenas linfáticos, ter inervação por fibras de pequeno calibre, sofrer apenas reabsorção fisiológica e não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
não conter vasos linfáticos, mas apenas sanguíneos, não ter inervação, sofrer remodelação e reabsorção fisiológica apenas durante a juventude do paciente e não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
não conter vasos sanguíneos ou linfáticos, ter inervação por fibras de pequeno calibre, não sofrer remodelação e reabsorção fisiológica, não apresentar deposição contínua ao longo da vida.
não conter vasos sanguíneos ou linfáticos, não ter inervação, não sofrer remodelação e reabsorção fisiológica, mas apresentar deposição contínua ao longo da vida.