Acerca do diagnóstico e do tratamento de traumatismo dento-alveolar, assinale a opção correta.
A mobilidade e a sensibilidade à percussão e o sangramento gengival presentes em casos de concussão ou subluxação de dentes decíduos requerem tratamento imediato, que consiste em uma contenção semi-rígida por cerca de uma semana tanto para dentes permanentes como para decíduos.
Casos de avulsão, extrusão ou intrusão de dentes permanentes, com rizogênese completa, são geralmente acompanhados de cominuição ou de fratura do alvéolo dentário, contraindicando esplintagem dos dentes adjacentes após o reposicionamento imediato do dente envolvido.
A técnica ortocirúrgica de extrusão ortodôntica imediata é indicada para os casos em que um dente decíduo intruído por traumatismo tenha atingido o germe dentário do dente permanente.
No caso de fratura coronária envolvendo esmalte, dentina e exposição pulpar em dentes permanentes anteriores com rizogênese incompleta, a manutenção da vitalidade pulpar contribui para que o processo de formação da raiz seja concluído.
Se ocorrer fratura radicular no terço apical de dentes decíduos, é indicada a extração imediata do terço coronal. Nesse caso, é esperado que o restante radicular seja reabsorvido quando o dente permanente erupcionar.