Sobre as Redes de Atenção em Saúde e sobre as ferramentas de apoio matricial e cuidado em rede, assinale a alternativa incorreta.
A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010).
Consulta conjunta é também sinônimo de interconsulta e de clínica ampliada. É uma ação colaborativa entre profissionais de diferentes áreas, voltada para discussão de caso. Nem sempre os profissionais envolvidos estão em cena no atendimento direto com o usuário do serviço de saúde (BRASIL, 2011).
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde, em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica (BRASIL, 2011).
O ecomapa é um instrumento útil para avaliar as relações familiares com o meio social. Complementa o genograma, que avalia as relações intrafamiliares. Pode ser definido como uma visão gráfica do sistema ecológico de determinada família, permitindo que os padrões organizacionais e suas relações com o meio sejam avaliados (BRASIL, 2011).
Processos de Substituição são definidos como o reagrupamento contínuo de recursos entre e dentro dos serviços de saúde para explorar soluções melhores e de menores custos, em função das demandas e das necessidades da população e dos recursos disponíveis. A substituição pode ocorrer nas dimensões da localização, das competências clínicas, da tecnologia e da clínica. Ex: mudar o local da atenção prestada do hospital para o domicílio (BRASIL, 2010).