Em relação à criação de páginas web, pode-se afirmar que
o uso de editores facilita o desenvolvimento, mas são aplicáveis somente em situações simples, em que não exista a necessidade de programação em HTML ou Javascript. Eles também não possuem os recursos necessários ao desenvolvimento usando o conceito “tableless” ou a utilização de “folhas de estilos em cascata” ou CSS.
a utilização de editores permite a criação de páginas sem grandes esforços de programação, mas um bom editor deve permitir de forma integrada que a programação possa ser feita de forma direta. É importante também que permita trabalhar com “folhas de estilos em cascata” ou CSS, em que a formatação não está no documento e sim em um link.
para a inclusão de áudio, vídeo e desenhos, a partir de vetores (SVG), é necessária a consideração do uso de plugins pelos navegadores, mesmo com o uso da mais recente versão da linguagem de estruturação e apresentação de conteúdo HTML5.
quando existe a necessidade de uma página conectar-se a um banco de dados (SGBD), a única forma de se fazer isto mantendo a compatibilidade com todos os navegadores (que sigam as recomendações do W3C) é por meio da linguagem XML.
a utilização do framework jQuery, cujo objetivo principal é potencializar a programação (menos código, mais ações), é muito recomendável quando se trabalha com as “folhas de estilos em cascata” ou CSS, em que a formatação está no documento e não em um link.