Acerca das orientações do Conselho Federal de Contabilidade sobre auditoria em demonstrações contábeis, assinale a afirmatia correta.
O produto do trabalho do auditor em relação às demonstrações contábeis denomina-se parecer, o qual é elaborado para cada demonstração contábil analisada, não sendo permitida a emissão de opinião para outros assuntos além do exame dos demonstrativos analisados.
A auditoria em demonstrações contábeis parte do pressuposto de que não pode haver diferença entre as responsabilidades da administração e a dos responsáveis pela governança em relação aos relatórios financeiros emitidos pela companhia.
A elaboração das demonstrações contábeis exige que a administração exerça julgamento ao fazer estimativas contábeis que sejam razoáveis nas circunstâncias, assim como ao selecionar e ao aplicar políticas contábeis apropriadas.
A aceitação do trabalho de auditoria não depende de que o auditor obtenha a concordância da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança de que eles têm responsabilidade, por exemplo, pela elaboração das demonstrações contábeis apresentadas para fins de exame.
Quanto às responsabilidades da administração em relação a exame das demonstrações contábeis de entidade pública por parte do auditor público, o Conselho Federal de Contabilidade optou por emitir norma específica, na qual são tratados procedimentos de responsabilidades adicionais da administração acerca dos demonstrativos analisados, dado que não vê nenhuma incompatibilidade entre a atribuição dos órgãos reguladores e a orientação por ele (conselho) emanada.