Q11662 - FCC Analista de Controle Externo - Inspeção de Obras Públicas 2010
As obras de drenagem, muitas vezes, propiciam por si só a estabilidade do maciço e são classificadas em obras de drenagem superficial, subterrânea e de estruturas de contenção. Como exemplo de obra de drenagem citam-se os barbacãs, que são
A)tubos horizontais curtos, de no máximo 1,5 m, instalados em estruturas de contenção, rebaixando o nível do lençol freático e diminuindo o empuxo hirostático sobre a estrutura, podendo, também, ser utilizados como saída de drenos existentes atrás das estruturas de contenção.
B)tubos instalados em furos de sondagem sub-horizontais para captação de águas subterrâneas, rebaixando o nível do lençol freático, reduzindo as pressões neutras do fluxo d'água e prevenindo a ocorrência de erosão tubular progressiva, destacando-se por serem eficazes na estabilização de massas de tálus.
C)valas cuja finalidade é interceptar, coletar e escoar a água subterrânea, com o objetivo de evitar a saturação da base dos aterros ou dos taludes de corte.
D)caixas construídas nas canaletas com a finalidade de diminuir e controlar a velocidade de escoamento das águas superficiais coletadas, evitando, desta forma, problemas de erosão dos solos.
E)canais, geralmente abertos, destinados a coletar as águas superficiais, tanto em obras de retaludamento quanto no leito das ruas.
Responder