Q12378 - FCM Docente - Medicina Veterinária/ Patologia 2016
A inflamação provocada por Corynebacteium pseudotuberculosis, nos linfonodos de ovinos e caprinos, é um exemplo de necrose
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Caprinocultura que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A inflamação provocada por Corynebacteium pseudotuberculosis, nos linfonodos de ovinos e caprinos, é um exemplo de necrose
No planejamento do controle sanitário de uma exploração de ovinos e caprinos, o profissional estabeleceu um programa de manejo integrado aplicado ao controle das verminoses. Um dos componentes do programa foi o emprego sistemático e estratégico de diferentes princípios ativos de vermífugos. Assinale a alternativa que corresponde a um vermífugo do tipo salicilanilídeo.
A manutenção dos animais em grandes áreas de pasto único, embora ainda seja uma prática vista em inúmeras propriedades rurais no Brasil, vem sendo substituída por manejos mais racionais, que visam o melhor aproveitamento do pasto pelos animais. Uma evolução desse manejo é a prática de vedar uma área de pasto em um determinado período do ano (normalmente na época chuvosa) ao acesso dos animais para que ela seja disponibilizada em outro período (normalmente na época seca). Essa prática é conhecida como pastejo:
O fator de manejo que mais afeta a persistência das pastagens é a pressão de manejo, expressa na prática como lotação animal. A lotação animal pode ser definida como:
Na caprinocultura leiteira, a escolha de fêmeas e machos, do próprio rebanho, para reposição é aconselhável ser feita em dois momentos. O primeiro por ocasião do desaleitamento ou desmame quando se devem considerar aspectos como: a genealogia, a ausência de defeitos e/ou taras, o padrão racial, a produção de leite da mãe e o ganho de peso durante a fase de amamentação ou aleitamento. Em um segundo momento, quando os indivíduos alcançam a puberdade, devem ser considerados os seguintes parâmetros, EXCETO: