Q13597 - COMVEST UFAM Técnico em Telecomunicações 2015
Uma informação a ser transmitida pode ser encontrada na forma Analógica ou Digital. A transmissão dessa informação no formato original pode tornar o sistema inviável do ponto de vista físico e/ou econômico. Para solucionar este problema, é necessário primeiramente, que a informação passe por uma série de processos. Dentre estes, encontra-se a Modulação. Das alternativas apresentadas a seguir, marcar a sequência que representa a resposta correta, onde o “C" representa a afirmativa CORRETA e “E" representa a ERRADA.1. A informação geralmente apresenta-se com conteúdo de baixas frequências. A transmissão desse conteúdo quer por meios abertos (radiodifusão ou enlaces de rádio) ou por meios fechados (guias de onda, fibras ópticas, cabos coaxiais e/ou par de fios) seria inviável do ponto de vista físico.2. Em sistemas de radiodifusão com mesma área de cobertura, é possível compartilhar o mesmo canal com o uso do processo de Multiplexação.3. Para possibilitar o uso compartilhado de um mesmo canal de transmissão por vários sinais diferentes é necessário usar o processo de Multiplexação.4. Por meio da translação em freqüência, é possível reduzir os efeitos de ruídos advindos de flutuações na amplitude do Sinal e Ruído Aditivo.
Q13598 - COMVEST UFAM Técnico em Telecomunicações 2015
De acordo com o sinal a ser transmitido (contínuo ou trem de pulsos) pode ser necessário fazer interferência no sinal portador por meio de variação: A. em Onda Continua (CW), B. em Saltos de Onda, C. por Chaveamento de Onda. Para cada tipo de Modulação listado a seguir, marcar a sequência correta que relaciona o tipo de variação do sinal portador, com a numeração da Modulação correspondente:1 - AM; 4 - PAM; 7 - PSK; 10 - FM;2 - PWM; 5 - FSK; 8 - PM; 11 - PPM; 3 - ASK; 6 – OFDM; 9 - PFM; 12 – QAM.
Q13600 - COMVEST UFAM Técnico em Telecomunicações 2015
Um demodulador AM-DSB/TC pode ser utilizado para:
Q13602 - COMVEST UFAM Técnico em Telecomunicações 2015
Em relação a modulações AM e FM, é CORRETO afirmar que: