Questões de concursos sobre "Relação entre Indivíduo e Sociedade" | Sociologia - página 22

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Relação entre Indivíduo e Sociedade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q33207 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

A partir do arcabouço metodológico proposto por Émile Durkheim, no que se refere às fases de uma investigação científica, a sequência correta é:
Ver Comentários

Q33208 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

O termo que NÃO corresponde ao arcabouço metodológico da abordagem dialética é
Ver Comentários

Q33210 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

Considere o trecho abaixo. 

É possível classificar a forma como Bourdieu aborda a estratificação da sociedade entre as teorias que apresentam, simultaneamente, características do esquema geral weberiano e do tratamento dado por ...... ao uso do estilo de vida como um símbolo da classificação social.

(Marcelo Medeiros. As Teorias da Estratificação da Sociedade e o Estudo dos Ricos, BIB, n. 57, 2004, p. 81-82)

Preenche corretamente a lacuna do trecho acima:
Ver Comentários

Q33211 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.

Essa concepção da ciência social é proposta por
Ver Comentários

Q33212 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

Considere a passagem abaixo. 

A mercadoria não se impõe como uma coisa ou um conjunto de coisas, mas antes como uma lógica (...) A tese da reificação desconhece o essencial da teoria socioeconômica do Capital. Os seres humanos não se tornam coisas. Isto só sucede na escravidão (anterior e exterior à extensão das mercadorias) e na prostituição.

(Henri Lefebvre. Sociologia de Marx, 1979, p. 73)

O autor a quem se dirige a crítica acima delineada é
Ver Comentários

Q33213 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

A característica fundamental na definição de fato social é
Ver Comentários

Q33223 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2010

Na acepção de Marx e Engels em A Ideologia Alemã, datada de 1845-6, o processo de divisão técnica do trabalho na manufatura, incluindo-se a divisão entre trabalho manual e intelectual é, essencialmente, divisão entre classes sociais, burguesia e proletariado, isto é, relação entre capital e trabalho, a base da exploração e da dominação social.
(Rubini Liedke, Elida, "Trabalho".In: Cattani, Antonio David, Trabalho e Tecnologia, Dicionário Crítico, Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: Ed. Universidade, 1997, p. 268).

A partir desse pressuposto teórico, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q33228 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006

Segundo o pensamento de Karl Marx (O Capital) há duas divisões do trabalho inteiramente diversas: primeiro, existe a divisão social do trabalho, entendida como o sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho que são levadas a cabo, independentemente umas das outras, por produtores privados; segundo, há a divisão de trabalho entre trabalhadores, cada um dos quais executa uma operação parcial de um conjunto de operações que são, todas, executadas simultaneamente e cujo resultado é o produto social do trabalho coletivo. Baseado nesses pressupostos teóricos, assinale a opção falsa.
Ver Comentários