Q32993 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015
Para Roque Laraia, em seu clássico livro
“Cultura, um conceito antropológico”, uma das
premissas da antropologia, ao estabelecer uma
centralidade do conceito de cultura, é assumir o
relativismo como princípio e romper com
quaisquer determinismos. Com base nas
discussões do autor, assim, é INCORRETO
afirmar que:
A)Romper com o determinismo biológico significa
compreender que diferenças genéticas não
determinam diferenças culturais, que não há
raças na espécie humana, e, portanto, não há
superiores e inferiores. Do mesmo modo, as
diferenças entre os sexos não explicam aptidões
diferenciais entre homens e mulheres.
B)Romper com o determinismo geográfico implica
ter claro que o clima não modela as civilizações,
pois verifica-se grande diversidade cultural em
um mesmo ambiente ou em ambientes
parecidos, e há muitas respostas possíveis para
problemas semelhantes enfrentados pela
humanidade.
C)Clifford Geertz, refutando a “Teoria do Ponto
Crítico”, aponta que as dimensões culturais e
biológicas, no ser humano, influenciam-se
mutuamente. Compreendendo a cultura como
conjunto de sistemas de símbolos, aponta que a
capacidade de pensamento simbólico surge
completa, como um importante salto evolutivo no
processo de hominização.
D)Baseado na teoria de Alfred Kroeber, Laraia
aponta que a cultura leva o ser humano muito
além de suas limitações orgânicas, de modo que
sobrevivemos a condições extremas, mesmo
com um aparato biológico pobre, e o
desenvolvimento cumulativo das civilizações indica que criamos o nosso próprio processo
evolutivo.
E)O Evolucionismo do séc. XIX, a primeira grande
escola antropológica, baseava-se no axioma da
igualdade da humanidade. As críticas a esta
perspectiva, inicialmente, concentraram-se na
imprecisão metodológica de seus pensadores,
tida como insuficiente para a sustentação de
seus argumentos, bem como em seu
etnocentrismo.
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