Apesar de a década de 80 ter sido conhecida como a década perdida, sobretudo em função dos elevados níveis de inflação e da estagnação da renda per capita, a ação sindical foi extremamente importante para impedir que o processo inflacionário diminuísse ainda mais o poder aquisitivo dos salários e agravasse a já injusta distribuição de renda no Brasil.
(POCHMANN, Marcio et alli. Ação sindical no Brasil: transformações e perspectivas. São Paulo em perspectiva, 12 (1), 1998, 10-23)
Entre os indicadores do crescimento da atividade sindical no período, destacam-se:
Q33195 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
Considere as proposições abaixo.
I. A capacidade de adoção de novas medidas é constrangida pelos resultados das decisões passadas.
II. Em cada ciclo decisório são consideradas como opções políticas apenas as alternativas que não diferem significativamente das políticas existentes.
III. O pluralismo do processo decisório é garantido pelas estratégias de negociação e de ajuste mútuo entre os atores envolvidos.
O modelo de análise de políticas públicas que corresponde à essas três afirmativas é:
Q33218 - FCC Agente de Defensoria - Assistente Social 2010
A questão social está na base dos movimentos da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa e diz respeito à sociedade de classes. (Raichelis, 1998) Nesta linha pode-se dizer que a questão social:
I. Expressa um conjunto de problemas políticos, so- ciais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.
II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago.
III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista.