Com relação à objetividade da ciência social, segundo Max Weber, assinale a opção correta.
Q33202 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
Em relação à sociologia do conhecimento presente em Marx, Weber e Durkheim, a associação adequada entre, de um lado, a forma de entendimento do mundo empírico (princípio de realidade) e a sua transposição para o modelo conceitual (princípio de conhecimento) é:
Q33204 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
Segundo Max Weber, a luta pela apropriação diferencial dos bens em uma dada sociedade pode ser caracterizada a partir de três dimensões. Correlacione corretamente a dimensão ao seu conceito:
Q33210 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
Considere o trecho abaixo.
É possível classificar a forma como Bourdieu aborda a estratificação da sociedade entre as teorias que apresentam, simultaneamente, características do esquema geral weberiano e do tratamento dado por ...... ao uso do estilo de vida como um símbolo da classificação social.
(Marcelo Medeiros. As Teorias da Estratificação da Sociedade e o Estudo dos Ricos, BIB, n. 57, 2004, p. 81-82)
Preenche corretamente a lacuna do trecho acima:
Q33211 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo.