Questões de concursos sobre "Etnocentrismo e diversidade cultural" | Sociologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Etnocentrismo e diversidade cultural que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32836 - IFB Professor - Sociologia 2017

Os conceitos de grupo étnico e de etnicidade têm sido utilizados, conforme Antônio Lima e Sérgio Castilho (2010), como chaves conceituais para ultrapassar a visão simplista do senso comum que considera manipulação, e fruto de interesses espúrios, tudo o que não caia nos lugares comuns sobre índios, negros e ciganos, por exemplo.

Sobre estes conceitos, julgue os itens abaixo.

I) A noção de etnicidade é a chave explicativa que nos sinaliza para os complexos processos de diferenciação, tanto aqueles pelos quais uma coletividade se diferencia de outras coletividades em seu entorno ou do Estado Nacional a que está subsumida, quanto aqueles que, partindo de fora desses coletivos, também o considera diferenciado.

II) Etnicidade designa o sentimento de ser portador de atributos distintivos face aos integrantes de outros grupos, sendo estes atributos considerados os mais importantes pelos indivíduos que pertencem a um dado grupo.

III) A etnicidade, como marcador de diferença, é um fenômeno de ordem essencialmente cultural.

IV) A noção de etnicidade aponta para os aspectos de redefinição do sujeito no mundo moderno, assim como para as diversas transformações que esse sujeito vem passando, além de designar a vivência e expressão de certos graus e formas de coerência, solidariedade e uma consciência da diferença própria a cada grupo étnico.

V) A noção de etnicidade baseia-se no afastamento de uma trajetória histórico-social e interpretações acerca das experiências inscritas sob a forma de tradições orais ou escritas em mitos, histórias de origem e trajetórias comuns.

Assinale a alternativa que contém somente as sentenças CORRETAS.

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Q32932 - IF-TO Professor - Sociologia 2016

“É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida em comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que se quer ser.” (LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.) 

Lévi-Strauss escreveu “Raça e História”, a pedido da UNESCO no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, defendendo a diversidade cultural como um grande patrimônio e para pôr fim à ideia de superioridade por parte de alguns povos. Nesse sentido, o estudo das culturas e povos diferentes que a antropologia fez ao longo de sua história é de fundamental importância. E o entendimento desses povos e/ou culturas diferentes só é possível graças ao desenvolvimento de um método muito típico da antropologia. Este método é o: 

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Q32966 - IBFC Professor - Ensino Religioso 2015

A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da
Unesco afirma que a cultura adquire formas diversas
através do tempo e do espaço. Essa diversidade
se manifesta na originalidade e na pluralidade de
identidades que caracterizam os grupos e as sociedades
que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios,
de inovação e de criatividade, a diversidade cultural
é, para o gênero humano, tão necessária como a
diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido,
constitui o patrimônio comum da humanidade e deve
ser reconhecida e consolidada em beneficio das
gerações presentes e futuras. Sobre a declaração,
assinale a alternativa errada:
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