Questões de concursos sobre "Desigualdade social no Brasil" | Sociologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Desigualdade social no Brasil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32771 - FADESP Sociólogo 2017

Para Florestan Fernandes e Octávio Ianni, as relações econômicas, políticas e sociais no Brasil
podem ser vistas como
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Q32785 - UERR Sociólogo 2018

“Em Raízes do Brasil, as possibilidades heurísticas do gênero ensaístico são exploradas ao máximo. A linguagem plástica escolhida por Sérgio Buarque de Holanda permite converter circunstâncias complexas em um vocabulário de compreensão geral. Assim, o autor faz uso de dualismos como trabalho e aventura, ou semeador e ladrilhador, para descrever e tipificar concisamente os padrões abrangentes de conduta. A propósito, a tensão entre estes dois polos geraria o movimento que levaria ao avanço da história. Neste caso, o autor recorre, claramente, tanto à metodologia dos tipos ideais de Weber quanto à dialética de Hegel” (Costa, Sérgio. O Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, 2014).


Na análise do autor de Raízes do Brasil:

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Q32830 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Os processos de formulação e implementação das políticas públicas sociais desenvolvidas no Brasil a partir da
década de 1990 se caracterizaram por um arranjo político institucional que deu grande importância à
participação do cidadão no acompanhamento e controle social das políticas públicas. No caso específico da
educação, a legislação que regulamenta duas importantes políticas públicas de educação, quais sejam, o
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
(FUNDEB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criou, como espaços institucionais de
controle social:
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Q32831 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

As políticas públicas de financiamento da educação no Brasil passaram por significativas alterações, sobretudo
a partir da segunda metade dos anos 1990, com a criação dos fundos contábeis ou fundos
multigovernamentais, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de
Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEF), substituído pelo Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esses
fundos, é correto afirmar: 
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Q32837 - IFB Professor - Sociologia 2017

No Brasil, a grande desigualdade da distribuição de renda torna relevante uma abordagem analítica que põe em relevo a possibilidade de lógicas familiares alternativas conforme as condições de vida. Cláudia Fonseca e Andreia Cardarello (2010), enfocando a relação entre condições materiais e vida familiar, levantam a hipótese de que existem dinâmicas familiares distintas conforme a classe social. Não obstante a riqueza dessas abordagens, pesquisas subsequentes demonstraram as limitações de modelos calcados exclusivamente no fator de classe.

Assinale a alternativa que indica os fatores apontados pelas autoras que demonstraram as limitações de modelos calcados exclusivamente no fator de classe.

I) Não existe uma correspondência mecânica entre renda e valor familiar.

II) Em certos aspectos, as famílias das classes altas, com sua lógica corporativista, antes de exibir um arranjo moderno, parecem se aproximar mais da lógica hierárquica tida como típica das classes populares.

III) Em relação à divisão sexual de trabalho doméstico, observa-se que o casal igualitário das camadas médias é bem diferente de seus vizinhos conservadores. Prova disso, é que as mulheres das camadas médias não se ocupam dos afazeres domésticos tampouco são as principais responsáveis pelo cuidado dos filhos, já que estas tarefas são realizadas pelas empregadas domésticas.

IV) Diferenças entre regiões apontam para a importância de fatores como religião e tradição cultural, que podem se sobrepor às diferenças de classe.

Assinale a alternativa que apresenta apenas sentenças CORRETAS.

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Q32870 - FGV Professor - Sociologia 2016

Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela loucura,
morrendo de fome, histéricos, nus,
 arrastando-se pelas ruas do bairro negro de madrugada
em busca de uma dose violenta de qualquer coisa,
 que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram 
fumando sentados na sobrenatural escuridão dos miseráveis
 apartamentos sem água quente, flutuando sobre
 os tetos das cidades contemplando jazz,  que se atiraram sob caminhões de carne em busca de um
ovo,
 que jogaram seus relógios do telhado fazendo seu lance 
de aposta pela Eternidade fora do Tempo & despertadores
 caíram nas suas cabeças por todos os dias
da década seguinte.
 (Allen Ginsberg, Uivo, 1956.) 
 O movimento da contracultura teve como marco de lançamento
na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na
década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e
denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda
Guerra.
 
As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma. Assinale-a.
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Q32912 - FUNCAB Analista 2012

A degradação ambiental é um reflexo da crise da
sociedade do trabalho e do aumento das
desigualdades sociais. As origens sobre as crises
socioambiental e do mundo do trabalho estão
associadas, entre outros fatores a(à):
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Q32913 - FUNCAB Analista 2012

No Brasil, a desigualdade social e a degradação
ambiental sempre andaram juntas. Atualmente, os
meios de produção buscam novos espaços e afirmam
fazer uso de meio ambiente de forma sustentável.
Várias são as concepções de desenvolvimento
sustentável, entre as quais a perspectiva de
sustentabilidade democrática. Qual das afirmativas
abaixo representa essa proposta?
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Q32972 - ESAF Analista de Planejamento e Orçamento 2015

Historicamente, o Brasil apresenta taxas persistentes de
desigualdade social. O debate acerca das causas e as
consequências da desigualdade brasileira sugere que
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Q32999 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

No estudo das teorias sobre a educação escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein nos auxiliam a entender por que pessoas que provêm de determinados meios socioeconômicos tendem a ter um desempenho abaixo do seu potencial na escola. São estes os traços associados ao discurso do código restrito que inibem as chances de uma criança em termos educacionais.


                                                         (GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 412).  


I. A criança provavelmente recebe respostas limitadas às perguntas que faz em casa; logo, é provável que ela fique menos bem-informada e menos curiosa em relação ao mundo em um sentido mais amplo do que aquelas que dominam códigos elaborados.


II. A criança encontrará dificuldades para responder à linguagem impassível e abstrata empregada no ensino, bem como aos apelos em relação aos princípios gerais da disciplina escolar.


III. É provável que muito do que o professor disser seja incompreensível para a criança, pois ele empregará a linguagem de uma forma com a qual a criança não está acostumada. Para lidar com esse problema, a criança talvez tente traduzir a linguagem do professor para  algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é possível que ela deixe de compreender justamente os princípios que o professor pretende transmitir.


IV. Embora decorar ou repetir não sejam atividades muito difíceis para a criança, ela pode encontrar grandes dificuldades para entender distinções conceituais que envolvam generalização e abstração.


V. Um dos grandes problemas identificados no fracasso escolar diante da desigualdade socioeconômica se deve ao baixo poder aquisitivo das famílias em acompanhar seus filhos na escola, bem como proporcionar a eles uma vida cultural aos padrões recomendados ou esperados pela escola.


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao pensamento de Bernstein.  

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