Questões de concursos sobre "Democracia e representação política" | Sociologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Democracia e representação política que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32682 - FCC Consultor Legislativo 2018

Não existe, talvez, nenhum chefe de partido que não pense e não aja e, se tiver temperamento forte e caráter leal, que não se expresse como, digamos, o Rei Sol: “Le parti, c’est moi” (o partido sou eu). O burocrata identifica-se completamente com a organização e confunde seus interesses com os interesses dela. Considera como ofensa pessoal toda censura objetiva endereçada ao partido por quem quer que seja. [...] Mas se alguns chefes agem dessa forma por cálculo, é justo reconhecer que, para outros, a identificação de sua própria pessoa com o partido decorre de um fanatismo cego ou de profunda e cega convicção. [...] O despotismo dos chefes não deriva apenas de um vulgar amor ao poder e de um egoísmo imoderado, mas também da consciência de seu próprio valor e dos serviços prestados à causa comum. A burocracia mais fiel aos seus deveres e mais competente será também a mais autoritária.

(Adaptado de: MICHELS, Robert. Os Partidos Políticos.(Trad. de Hamilton Trevisan). São Paulo: Senzala, s/d. pp 130-131)


Um líder político que pode ter um perfil caricatural a partir dos traços acima delineados é: 

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Q32738 - CONSULPLAN Professor - Sociologia 2018

“Além do impacto das mudanças provocadas pela Revolução Industrial, atribui-se à Revolução Francesa, alentada pelo
movimento de ideias da Ilustração, um extraordinário impulso para que o modo sociológico de investigar e interpretar a
realidade social se tornasse possível. A confiança na razão e na capacidade de o conhecimento levar a humanidade a um
patamar mais alto de progresso, regenerando o mundo através da conquista da natureza e promovendo a felicidade
aqui na terra, tornou-se bandeira e símbolo dos movimentos de crítica cultural. É esse movimento de ideias — que
alcança seu ponto culminante com a Revolução Francesa e o novo quadro sociopolítico por ela configurado — que terá
um impacto decisivo na formação da Sociologia e na definição de seu principal foco: o conflito entre o legado da
tradição e as forças da modernidade.” (Quintaneiro, 2002.)
 
No contexto do surgimento da sociologia, a ideia de liberdade difundida largamente nas duas grandes revoluções supracitadas
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Q32741 - FCC Cientista Social 2015

Considere as seguintes afirmações:


I. Tem como pressuposto que o processo decisório das políticas é essencialmente baseado no cálculo racional dos objetivos a serem perseguidos.

II. Análise compreensiva das alternativas e de suas consequências, postulando uma especificação prévia dos fins e a identificação posterior dos meios para atingi-los.

III. Contínua e recíproca relação entre meios e fins, uma vez que o tratamento dado pelo decisor aos meios e fins é simultâneo.


Referente ao modelo de análise de políticas públicas designado como incrementalismo, está correto o que se afirma APENAS em

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Q32749 - FCC Cientista Social 2015

A democracia


I. pode, na melhor das hipóteses, ser um mecanismo para selecionar os governantes.

II. é uma estrutura institucional, cuja finalidade principal é gerar e legitimar as lideranças.

III. confunde-se com um mecanismo de mercado, cujo motor é a concorrência dos partidos segundo o modelo de concorrência empresarial.


As proposições acima são características da concepção democrática: 

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Q32779 - IBFC Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2018

As ONGs, constituídas na forma de fundação ou
associação civil, são entidades sem fins lucrativos,
de direito privado e realizam atividades de interesse
público. Sobre as características e atividades
realizadas pelas ONGs, assinale a alternativa incorreta.
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Q32936 - IF-TO Professor - Sociologia 2016

O sociólogo Imannuel Wallerstein argumenta que “o discurso do liberal tende assim a ser temeroso da maioria, temeroso dos sujos, dos ignorantes, das massas. Não há dúvidas, o discurso do liberal tece sempre imensos louvores ao potencial de integração dos excluídos, mas é sempre de uma integração controlada que está falando, de uma integração nos valores e estruturas dos já incluídos. Contra a maioria, o liberal está sempre defendendo a minoria. Mas não é o grupo minoritário que ele defende, é sim a minoria simbólica, o indivíduo racional heroico contra a multidão – isto é, ele mesmo.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e Sociedade contemporânea. As garantias evanescentes de racionalidade” In: O Fim do Mundo como o concebemos. Ciência Social para o século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002.)

Já o cientista político italiano Norberto Bobbio diz que os “ideais liberais e o método democrático vieram, gradualmente, se combinando num modo tal que, se é verdade que os direitos de liberdade foram desde o início a condição necessária para a direta aplicação das regras do jogo democrático, é igualmente verdadeiro que, em seguida, o desenvolvimento da democracia se tornou o principal instrumento para a defesa dos direitos a liberdade.” (BOBBIO, N. “Liberalismo e Democracia”. São Paulo: Brasiliense, 1994.)

Apesar das diferentes visões sobre o Liberalismo e a Democracia apresentadas acima, analise as seguintes afirmações:

I. Os ideais liberais e democráticos, a despeito de suas origens, influenciam o ordenamento político das sociedades ocidentais;

II. Liberalismo e Democracia, doutrinas políticas que surgiram em momentos diferentes da História, são bases para o que se chama de Pensamento Liberal Democrático;

III. Liberalismo é uma doutrina política incongruente com o ideal igualitário, que caracteriza a tradição democrática.

Nesse sentido, é correto que se afirma em: 

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Q32996 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

“No final dos anos 70 e início dos 80, a
abertura política decorrente do final do regime
militar coincidiu com a intensa mobilização dos
educadores para buscar uma educação crítica,
tendo em vista a superação das desigualdades
existentes no interior da sociedade. Surge, então,
a “pedagogia libertadora" que é oriunda dos
movimentos de educação popular que se
confrontavam com o autoritarismo e a dominação
social e política. Nesta tendência pedagógica, a
atividade escolar deveria centrar-se em
discussões de temas sociais e políticos e em
ações concretas sobre a realidade social
imediata. O professor deveria agir como um
coordenador de atividades, aquele que organiza e
atua conjuntamente com os alunos. Seus
defensores, dentre eles o educador
pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma
escola conscientizadora, que problematizasse a
realidade e trabalhasse pela transformação
radical da sociedade capitalista".  

Disponível em:<http:www.ead.uepb.edu.  Acesso em: 28 mar. 2015.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao papel do aluno na tendência da “pedagogia libertadora":  

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Q33079 - CEPERJ Professor - Sociologia 2013

Na década de 1990, no plano internacional, as principais lideranças políticas que propuseram a terceira via como proposta de conciliação entre a social-democracia e as ideias neoliberais foram:
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Q33096 - FUMARC Consultor Legislativo 2014

O debate acerca das possíveis variações do regime democrático gerou distintos modelos de democracia, dentre eles o da democracia participativa. Analise as afirmações a seguir tendo como referência esse modelo. 

I. Em sua origem, a concepção de democracia participativa reconhece a pluralidade humana e enfatiza a criação de uma nova gramática social e cultural, que deve ser articulada com uma nova institucionalidade democrática. Isso porque, nessa concepção, a democracia é uma forma sócio-histórica, produto da indeterminação da gramática democrática, a qual gera rupturas com tradições estabelecidas, visando instituir novas normas e leis.

II. O procedimentalismo democrático deve conectar-se com a participação, para além dos métodos de autorização de governos na direção do exercício coletivo do poder político. Esse procedimentalismo demanda condições de publicidade e de deliberação inclusiva, que abarquem a pluralidade das formas de vida das sociedades contemporâneas.

III. A democracia participativa pretende responder à questão da escala para além da solução geográfica da representação, combinando participação e representação de forma condizente com os processos de pluralização cultural e de constituição de novas identidades que colocam redefinições às práticas democráticas

IV. A democracia participativa é compatível com a democracia representativa. Isso quer dizer que elas podem ser complementares, em níveis diversos de procedimentalismo, organização administrativa e variação de desenho institucional, ou coexistirem, quando há a decisão da sociedade política em transferir ou devolver as suas prerrogativas decisórias para formas participativas de deliberação.

São VERDADEIRAS as afirmações :
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Q33197 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010

A política eleitoral constitui o mecanismo pelo qual o indivíduo, enquanto cidadão, pode reivindicar seu direito a bens e serviços. Embora como produtores imediatos os trabalhadores não tenham direito legal ao produto, como cidadãos podem obter tal direito via sistema político. Ademais, novamente como cidadãos e não como produtores imediatos, podem intervir na própria organização da produção e na alocação dos lucros.

(Adam Przeworsky. Capitalismo e Social-democracia, 1989, p. 24)

Neste trecho, o autor interpreta que
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