Questões de concursos sobre "Conceito de poder" | Sociologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceito de poder que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32780 - IBFC Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2018

“A __________ , ou seja, a probabilidade de encontrar
__________ a um determinado mandato pode fundar-se
em diversos_________________. Pode depender
diretamente de uma constelação de interesses, ou
seja, de considerações utilitárias de vantagens e
inconvenientes por parte daquele que_________ .”
Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas.
Ver Comentários

Q32867 - FGV Professor - Sociologia 2016

Analise os trechos a seguir.
 
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado. II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como 
Ver Comentários

Q32899 - FUNCAB Analista 2012

É de conhecimento sociológico que as relações de
poder não se localizam apenas no Estado, estando
presente nas relações microssociais, como, por
exemplo, na relação familiar, entre pai e filho, na
escola, entre alunos e professores, entre outros. Esta
visão do poder como capacidade de moldar e
disciplinar o comportamento expressa as ideias de:
Ver Comentários

Q32988 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

Em seu clássico estudo “Os Estabelecidos e os Outsiders”, Norbert Elias e John Scotson tomam uma pequena comunidade, a que deram o nome fictício de Winston Parva, como microcosmo, onde encontravam questões que lançavam luz sobre problemas da sociedade como um todo. Sobre as relações entre estabelecidos e outsiders, tal qual definida pelos autores, assinale se as assertivas são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). 


( ) As relações em Winston Parva são tomadas como um paradigma empírico para o estudo geral das relações de poder, uma vez que é recorrente que alguns grupos sociais se considerem como humanamente superiores aos demais.


( ) Uma análise microssociológica deve ater-se aos pequenos episódios, e não aos grandes processos. São estes pequenos episódios locais que permitem compreender o movimento de ascensão e declínio dos grupos ao longo do tempo, e, portanto, das relações de poder. Como, por exemplo, nos movimentos de contra-estigmatização por parte dos grupos antes estigmatizados.  


( ) As relações raciais podem ser vistas como relações entre estabelecidos-outsiders de um tipo particular. O emprego da denominação “racial” chama atenção para um aspecto periférico da relação, quando o central é uma divisão desigual de poder, em que um sinal físico serve de símbolo para o valor inferior do grupo.


( ) Verifica-se um tabu em torno do contato entre grupos estabelecidos e outsiders, sendo tais relações controladas através de diversos meios. Entre eles, a fofoca, um poderoso instrumento de controle social.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo: 

Ver Comentários

Q33037 - FGV Professor - Sociologia 2014

Ao estudar as relações de poder na sociedade contemporânea, Pierre Bourdieu distinguiu quatro diversos tipos de capital: o econômico, o social, o cultural e o simbólico. 

Com relação aos diversos tipos de recursos associados a cada forma de capital, segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O capital social é constítuido pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere.
( ) O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar.
( ) O capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma seus recursos materiais em símbolos de força e poder.

As afirmativas são, respectivamente,
Ver Comentários

Q33121 - PUC-PR Sociólogo 2012

O advento do Iluminismo, do racionalismo e do utilitarismo burguês imprimiu na França e em outros países a supressão dos valores culturais do século XVI, fundados “na concepção de um tempo cíclico, repetindo entre os homens o caminhar das estações do ano”. As novas transformações estruturais impuseram novas maneiras de pensar e, em consequência, o “desaparecimento de toda uma cultura tradicional” e o dilaceramento da “ideia de sociabilidade coletiva”. O Estado moderno, a escola obrigatória e a maior mobilidade social “induziram o “desaparecimento de toda uma cultura tradicional”, incluindo a diminuição da fé religiosa e maior ceticismo em “relação às numerosas crenças populares”. Nesse sentido, o moderno Estado francês pode ser definido como um espaço integrado com poder de impor “unidade mental e cultural dos habitantes que conscientemente aderem às leis do Estado”. (ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991, p.-36-38.) Leia as afirmações a seguir: 

I. O Estado atua como fator espontâneo de disciplinarização das condutas.

II. O recuo das crenças mágicas é correlato à mudança de mentalidades.

III. A constituição do Estado Francês firmou-se à base do pluralismo dos costumes locais.

IV. A ideia de sociabilidade coletiva representa um dos trunfos do modo de sociabilidade burguesa.

V. A ideia de nivelamento cultural é avessa à intervenção do poder do Estado.

Estão corretas APENAS as afirmativas:
Ver Comentários

Q33122 - PUC-PR Sociólogo 2012

“O surgimento do interesse científico e as etapas de consolidação da Sociologia no Brasil implicaram uma combinação de causas provenientes de contatos sociais, conflitos e acomodações de ‘culturas e povos diversos’. Para efeito de explicação didática, o desenvolvimento das etapas da sociologia no Brasil pode ser resumido em três períodos: a) Período dos pensadores sociais (sociologia de cátedra); b) Período da Sociologia científica/ênfase à pesquisa macrossociológica I; c) Período da Sociologia científica II/momento de crise e diversificação da sociologia. Em linhas gerais, as etapas em questão correspondem respectivamente ao final do XIX até 1925; 1935-70; 1980/90.” (LIEDKE FILHO, Enno D. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. sociologias, Porto Alegre, ano 7, nº 14, jul/dez 2005, pp. 376-437 – ([DOSSIÊ A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios]). 

De acordo com a classificação elaborada e datada pelo autor, a produção sociológica do último período foi caracterizada, sobretudo, pelo:
Ver Comentários