Q24240 - FGV Assistente social 2018
Na tradição advinda da Teoria Crítica, a compreensão dos processos familiares deve levar em consideração a interpretação de suas demandas, que são a expressão
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pensamento Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Na tradição advinda da Teoria Crítica, a compreensão dos processos familiares deve levar em consideração a interpretação de suas demandas, que são a expressão
A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, é chamada de
Frente às várias teorias postas no Serviço Social, vivenciadas desde a sua gênese, é correto afirmar que
A ação do sujeito social sobre uma realidade (instituição, por exemplo) tende a selecionar alguns momentos que são considerados essenciais. O sujeito separa o essencial do acessório (secundário), para atingir determinados objetivos. Aqui o pensamento do sujeito faz recortes na realidade, debruça-se sobre ela, estuda-a, avalia-a, arrisca-se a explicá-la através de conceitos que conhece, busca novos conceitos para tal e organiza respostas à realidade com base nos estudos realizados. Não obstante, no nosso dia a dia estamos sempre trabalhando com totalidades, mais ou menos amplas e complexas. Assim, podemos afirmar que:
O conhecimento da vida cotidiana é base necessária para a prática social e, consequentemente, fundamenta o trabalho profissional. Nesse sentido, segundo vários estudiosos, para apreender a vida cotidiana, três perspectivas convergentes devem ser consideradas, sendo elas:
O trabalho em instituições implica em conhecer seus objetivos para, aos poucos, começar a desenvolver ações profissionais. Nas instituições marcadas pela burocracia e pela hierarquia, o cotidiano pode levar à regularidade e à economia das ações. Assim, o cotidiano, possibilita a
A proposta de “Trabalho Social” coloca como questão fundamental a transformação da sociedade. Tendo por base as categorias teóricas fundamentais, delimitam-se dois conceitos como categorias chaves em termos de orientação teórica no desenvolvimento da análise sobre essa proposta. São estes:
Na construção marxiana, o método dialético não se configura como uma estrutura independente, como um “em-si”, que se possa ser destacado do corpo da teoria social, sem que se perca sua configuração teórica metodológica. Na determinação da relação homem-natureza, o primado que ancora a ontologia marxiana é a(o)
A construção da ciência social ou das ciências sociais depende, por um lado, da reflexão sobre a realidade social no período histórico determinado e, por outro lado, das relações nas quais se constrói essa própria reflexão. O clássico que aponta que se devem distinguir os fins, os juízos de valor das operações e dos meios, em que os fins se estabelecem ou se escolhem pelo seu caráter de valor, e fazer um juízo crítico sobre ele, permitindo um conhecimento dos meios necessários para alcançar esses fins, de acordo com determinada racionalidade, trata-se de
A perspectiva dialética consiste em ver a vida como movimento permanente, como processo e provisoriedade, o que precisa ser contemplado na análise das formas e fenômenos sociais, de modo a superar uma visão estagnada de estados na medida em que se reconhece o movimento, o devir, que será novamente negado para que o próprio movimento seja seu curso. Nesta perspectiva, temos articuladas as categorias