Disciplinas Serviço Social Instrumentos e Técnicas de Intervenção Questões de concursos sobre "Instrumentos e Técnicas de Intervenção" | Serviço Social - página 22 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Instrumentos e Técnicas de Intervenção que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q32643 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
A instrução social é uma prática profissional do Serviço Social que faz parte
A)da instrução processual, ou seja, conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um parecer. É uma atividade da profissão que serve de referência ou prova documental que vai contribuir para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide.
B)do processo penal que pode ou não ser relativa ao domínio específico da área de Serviço Social, pois se trata de um informe que o magistrado pode ou não levar em consideração.
C)da instrução processual em que o Serviço Social decide sobre um laudo, e o magistrado apenas encaminha a decisão.
D)do processo penal que necessariamente tem de ser do domínio da área do Serviço Social, mas que o magistrado pode levar em consideração, pois é ele quem decide.
E)do processo penal, ou seja, expõe conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um parecer. É uma atividade da profissão que serve de referência ou prova documental que vai contribuir para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide.
Responder
Q32650 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
A construção do projeto de trabalho profissional constitui ferramenta indispensável para validação do discurso profissional no cenário institucional. Rojas (2009) defende que o projeto deve ser escrito, fundamentado teoricamente, construído com base nas demandas dos usuários; enfim, deve ser produzido para ser socializado com os atores institucionais. Com relação aos projetos profissionais, assinale a alternativa correta.
A)O projeto de intervenção deve necessariamente ter identificado o método de coleta de dados.
B)Os objetivos do projeto de intervenção devem seguir somente as exigências da instituição empregadora.
C)O projeto de intervenção não necessita conter elementos de controle social e avaliação.
D)O projeto de intervenção deve apontar os recursos necessários à sua realização.
E)O projeto de intervenção deve contar com metas que qualifiquem o trabalho proposto, mas que não quantifiquem esse trabalho.
Responder
Q32660 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Estudos indicam que o Serviço Social do Comércio (SESC) foi uma das primeiras instituições a oferecer programas de convivência voltados aos idosos, ainda na década de 60 do século XX. Com relação à inserção do serviço social nos programas de convivência dirigidos aos idosos, é correto afirmar que
A)o serviço social não tem desenvolvido o seu instrumental técnico-operativo para realizar o trabalho em grupo com idosos.
B)a abordagem grupal desenvolvida pelo serviço social propicia a articulação de interesses, desejos e necessidades do indivíduo, a partir de suas vidas cotidianas, de tal forma que eles se tornem coletivos.
C)o serviço social de grupo nasceu no Brasil, sob a influência de Mary Richmond.
D)os programas de convivência comunitário realizados no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ainda não abrangem a população idosa.
E)a identificação dos sujeitos novos nos grupos de convivência independe da abordagem realizada pelo profissional.
Responder