Questões de concursos sobre "Competências e Atribuições Privativas do Assistente Social" | Serviço Social - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Competências e Atribuições Privativas do Assistente Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q24154 - CS-UFG Assistente social 2018

Trindade (2012) situa o parecer social como parte de uma
ação privativa dos assistentes sociais, advindo do estudo
social. Desta forma, evidencia a importância de seus aspectos
teóricos, éticos e políticos, destacando
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Q24157 - CS-UFG Assistente social 2018

Segundo Matos (CFESS/ABEPSS, 2009), as reflexões sobre
assessoria/consultoria na área do serviço social são marcadas
pela imprecisão conceitual e pela ausência de referência
teórica. Explicita ainda que, na lei de regulamentação
profissional, o exercício da assessoria e da consultoria aparece
como atribuição privativa e competência do assistente social.
Na particularidade da assessoria, o autor define três frentes de
trabalho, que são:
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Q24195 - CS-UFG Assistente social 2018

A atual lei de regulamentação da profissão de assistente
social (BRASIL, Lei n. 8.662/1993), no que tange aos
movimentos sociais, assegura como uma das
competências desse profissional:
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Q24237 - FGV Assistente social 2018

Leia o fragmento a seguir.


Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.”


O fragmento mostra 

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Q24307 - FCC Assistente social 2018

A Lei no 8.662/1993, que regulamenta a profissão de assistente social e dá outras providências, em seu artigo 5o
, inciso 4o
,
dispõe sobre a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço
Social. Nesse sentido, esses procedimentos
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Q24338 - IADES Analista Previdenciário 2018

No que se refere ao trabalho profissional do(a) assistente
social, o Código de ética de 1993 prevê o (a) 
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Q24362 - COPESE - UFT Assistente social 2018

A educação reconhecida como direito humano e universal
revela-se como elemento fundamental na construção de uma
sociedade justa e igualitária, inclusive nas disputas sociais e
históricas que determinam os avanços e retrocessos no
processo de humanização. Se a educação tem sido utilizada
como estratégia para manter a hegemonia do capital, deve
servir, sobretudo de estratégia para possibilitar a sua contra-hegemonia.
Assim, o Assistente Social junto à política de
Educação, de acordo com o projeto de profissão com
referências legais de 1993, deve atuar na perspectiva de: 
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Q24367 - COPESE - UFT Assistente social 2018

O assistente social tem como competência “elaborar,
implementar, executar e avaliar políticas sociais[...]”, bem como
“elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e
projetos[...]”. Portanto para gerir uma política social, é
necessário que haja no processo o planejamento, o
monitoramento e a avaliação. Dessa forma, fazem-se
necessários alguns aspectos para análise e avaliação das
políticas sociais que são determinadas pelas referências
teóricas adotadas e pela intencionalidade profissional. É
possível sinalizar alguns aspectos que constituem elementos
empíricos de análise, numa perspectiva do projeto ético político
do Serviço Social inspirado nos princípios fundamentais do
Código de Ética de 1993, são eles:
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Q24382 - COPESE - UFT Assistente social 2018

O Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma
feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à
defesa do trabalho e dos trabalhadores. Os (as) assistentes
sociais atuam nas manifestações mais contundentes da
questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos
sociais de distintos segmentos das classes subalternas em
suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas
pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de
cidadania e nas correspondentes políticas públicas. Desse
modo podemos afirmar que os (as) assistentes sociais realizam
nos espaços ocupacionais:

I. assessorias, consultorias e supervisão técnica; subsídio na formulação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais. II. instrução de processos sociais, sentenças e decisões, especialmente no campo sociojurídico; estudos socioeconômicos e orientação social a indivíduos, grupos e famílias, predominantemente das classes subalternas. III. a mobilização social dos segmentos e práticas educativas. IV. formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atuação técnica, além de execução de função de magistério, direção e supervisão acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA.
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Q24384 - COPESE - UFT Assistente social 2018

O tema – estudos socioeconômicos – no âmbito do Serviço
Social remete a pensá-lo, inicialmente, enquanto parte
intrínseca das ações profissionais dos assistentes sociais.
Afinal o desenvolvimento das ações profissionais pressupõe o
conhecimento acurado das condições sociais em que vivem os
sujeitos aos quais elas se destinam, sejam indivíduos, grupos
ou populações. No entanto, esse tema se impõe ao debate, de
forma especial, quando a Lei nº 8.662 de 1993, que dispõe
sobre o exercício da profissão, no seu artigo 4º, lhe atribui o
estatuto de competência profissional. O item XI afirma que
constitui competência do assistente social “realizar estudos
sócio-econômicos com usuários para fins de benefícios e
serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta
e indireta, empresas privadas e outras entidades”. Por
conseguinte, é verdadeiro afirmar que:

I. o redimensionamento da profissão impõe uma nova lógica aos estudos socioeconômicos, e eles passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social. II. a realização de estudos socioeconômicos esteve presente no cotidiano do exercício profissional dos assistentes sociais ao longo da trajetória do Serviço Social, mas nem por isso manteve o mesmo significado e direção. A sua concepção e as questões implicadas na sua operacionalização se transformaram à medida que a profissão também se transformou, buscando responder aos desafios impostos pela realidade social. III. a perspectiva crítica no Serviço Social provocou uma verdadeira revolução nas formas de conceber e conduzir os estudos socioeconômicos. As mudanças abrangeram também as formas de relacionamento entre os sujeitos, os assistentes sociais e a sociedade. IV. dentro dos marcos de uma legislação, esta definição legitima o reconhecimento social de uma competência construída historicamente pela profissão, particularmente, no âmbito das políticas sociais, que constitui o campo de trabalho privilegiado dos assistentes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA.
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