Questões de concursos sobre "Códigos de Ética de 1947-1975 e de 1986" | Serviço Social - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Códigos de Ética de 1947-1975 e de 1986 que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q24503 - FGV Assistente social 2018

O Código de Ética, de 1993, colide frontalmente com o marxismo
anti-humanista de Althusser, caracterizado
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Q24747 - PR-4 UFRJ Assistente social 2018

O Código de Ética Profissional de 1986 promoveu
a ruptura com o conservadorismo ético, até
então instaurado na profissão. Este documento
foi considerado, de fato, como parte de um projeto
profissional articulado a um projeto de sociedade.
Entre o conjunto de conquistas efetivadas no
referido código, encontra-se: 
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Q24918 - CS-UFG Assistente social 2018

A ética normativa regula as relações humanas e assim
atribui a função de fazer recomendações e formula uma
série de normas e prescrições morais. No campo profissional,
a ética normativa aparece com a denominação de
Código de Ética que significa as normas de condutas que
um profissional deve ter. O Código de Ética do Serviço Social
em vigência é de 1993, enquanto os outros, em número
de quatro, são de
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Q25274 - CESPE Serviço Social 2017

Com base na perspectiva crítico-dialética, assinale a opção correta
com relação aos fundamentos éticos do serviço social.  
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Q25441 - COMPERVE Assistente social 2017

Os fundamentos éticos e filosóficos dos códigos de éticas anteriores ao de 1986 (Códigos de
1947, 1965, 1975) eram apoiados nos pressupostos 
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Q25554 - UTFPR Assistente social 2017

Sobre o processo de revisão do Código de Ética de
1986 e transição para o Código de Ética dos Assistentes
Sociais de 1993, Barroco (2006) pondera algumas
categorias reflexivas importantes. Sobre este tema,
assinale a alternativa correta.
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Q26067 - CEPERJ Assistente social 2014

O debate acerca do projeto ético-político é, nestes termos,
muito recente e a sua história remonta à transição dos anos 70 aos
80 do século passado. Com efeito, foi naqueles anos que a primeira
condição para a construção deste novo projeto se viabilizou”.
(Netto, 2008). De acordo com esta afirmativa, a condição referida
pelo autor destaca-se em:
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Q26150 - FUNRIO Assistente social 2015

A profissão, em sua trajetória, expressou através de seus códigos de ética, suas diretrizes. O primeiro código de ética (1947), expressou a estreita vinculação do Serviço Social com a doutrina social da igreja. O segundo código de ética (1965), revelou traços da renovação profissional, no contexto da modernização conservadora posta pela autocracia burguesa. O terceiro código de ética (1975), suprimiu as referências democráticos- liberais do código de 1965, configurando-se como uma das expressões da reatualização do conservadorismo profissional. Com relação ao código de 1965, sobre suas diretrizes, é correto afirmar que
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Q26163 - FUNRIO Assistente social 2015

A fundamentação ética, concebe uma projeção de sociedade, que propicia aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, e pressupõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação. Este código, se opõe não apenas ao liberalismo, mas também ao humanismo cristão tradicional e ao marxismo antihumanista. Estes conceitos estão expressos no código de ética profissional de
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Q26818 - CEPERJ Assistente social 2014

Analisando as transformações ocorridas em termos éticopolíticos no Serviço Social ao longo do desenvolvimento da profissão, verifica-se a partir da década de 1980, em especial no Código de Ética de 1986, a presença do que se entende por uma “nova ética”. De acordo com Barroco (2007), a nova ética presente no Serviço Social é resultado:
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