Questões de concursos sobre "Sistema de Saúde Brasileira" | Segurança e Saúde no Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistema de Saúde Brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q21088 - FGV Engenheiro de segurança do trabalho 2018

O trabalhador que é submetido a um local com atmosfera considerada Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde – IPVS, deve fazer uso de um respirador.


De acordo com o Programa de Proteção Respiratória, assinale a opção que indica o profissional que deve verificar se o trabalhador está apto a usar o respirador.

Ver Comentários

Q21146 - FCC Engenheiro de segurança do trabalho 2014

      A Scheelita, Minério CaWO4, é uma das principais fontes de tungstênio. A obtenção do metal tungstênio envolve desde etapas de extração, beneficiamento e metalurgia extrativa. O grau de purificação exigido pelas indústrias para os concentrados depende diretamente do processo metalúrgico a que serão submetidos. Através da lixiviação obtêm-se os produtos (ácido túngstico e APT) que são necessários para se alcançar o produto metalúrgico final. A lixiviação é utilizada para processar concentrados e rejeitos de Scheelita. É uma técnica que se caracteriza por tratar minérios complexos e de mais baixos teores. O processo de beneficiamento do minério de Scheelita, empregado em usinas, geralmente, consiste em etapas de fragmentação (britagem e moagem) e concentração gravimétrica (mesas vibratórias). A hidrometalurgia se entende por processos de lixiviação seletiva (dissolução) dos componentes valiosos dos minérios e sua posterior recuperação na solução por diferentes métodos. O nome hidrometalurgia se refere ao emprego generalizado de soluções aquosas como agente de dissolução, como por exemplo: ácido sulfúrico, ácido clorídrico, água régia e outros.

(FERNANDES, Bruno B.; MACHADO, Áureo Octávio; LEITE, José Yvan. Lixiviação de Scheelita − Uma Revisão Do Estado Da Arte. IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Belém. PA. 2009) 


Para os operários que trabalham na mineração de Scheelita, para obtenção do elemento químico Tungstênio (W), sem a devida proteção respiratória, de acordo com o nexo técnico epidemiológico (causa e efeito), a doença ocupacional que poderão os trabalhadores adquirir em curto tempo ou ao longo dos anos é 
Ver Comentários

Q21217 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Engenheiro de segurança do trabalho 2014

A vibração do corpo provoca desconforto quando houver combinação de certo nível com o
tempo de exposição. O trabalhador com vibração nos membros superiores e exposto ao
frio pode provocar em seus dedos o chamado “dedo branco ou morto”, devido
Ver Comentários

Q21445 - FCC Engenheiro de segurança do trabalho 2018

A empresa Sempre Limpa LTDA. fornecia equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) para os trabalhadores. Em particular
para a proteção respiratória, era fornecido o tipo PFF1 e a maioria dos profissionais do setor da manutenção não o utilizavam. 
Dados:


Fatores de proteção atribuídos para EPR



Para a operação de soldagem, caso fosse encontrada na amostra uma concentração média ponderada (8 horas) de 0,08 mg/m3 de prata e 0,05 mg/m3 de cádmio, de acordo com Programa de Proteção Respiratória (PPR) recomendada pela Fundacentro (Instrução Normativa no 1, de 11 de abril de 1994 do Ministério do Trabalho) e considerando que o ambiente não é deficiente de oxigênio, o Fator de Proteção Requerido (FPR) e respirador apropriado para os trabalhadores deverão, respectivamente, ter as seguintes características:
Ver Comentários

Q21589 - FCC Analista Judiciário - Engenharia de Segurança do Trabalho 2014

Estudos revelaram que muitos trabalhadores da construção civil que se sujeitaram ao trabalho manual de escavação, quebra de
pedras, granitos ou rochas com densidade elevada de quartzo, sem a devida proteção respiratória, ao longo dos anos
mostraram a incidência de silicose como doença profissional. A silicose é uma patologia resultante de
Ver Comentários

Q21604 - FCC Analista Judiciário - Engenharia de Segurança do Trabalho 2014

Considere o texto a seguir, contendo uma situação hipotética, para responder A questão abaixo.

    Em um dia do mês de dezembro de 2010, em uma obra de construção de grande porte, onde trabalham 2.000 funcionários em regime celetista, ocorreram duas mortes de operários. Estas ocorrências são indicadoras de que as condições de segurança e de trabalho nos serviços de infraestrutura estão comprometidas, dado que o cronograma das obras estava muito apertado.
    A primeira vítima, Márcio, 22 anos, trabalhava em plena madrugada e morreu ao cair de uma altura de 35 metros quando realizava a instalação de refletores. O Ministério Público do Trabalho pediu a interdição imediata da obra ao tomar ciência do ocorrido. A empresa responsável pelas obras lamentou o ocorrido e afirmou estar prestando assistência aos familiares da vítima, além de ter aberto uma sindicância para apurar as causas do acidente.
    Na manhã do mesmo dia, João, 49 anos, morreu ao sofrer um infarto. Ele passou mal ao subir na carroceria de um caminhão que levava entulhos da obra. O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência foi chamado, mas quando chegou ao local nada pode fazer.
    Um terceiro operário, Renato, 38 anos, já havia morrido no início do mesmo mês quando se desequilibrou e caiu de uma altura de 5 metros.
    O problema com acidentes na construção civil é recorrente. A aceleração do ritmo das obras para o atendimento às demandas dos clientes amplia os riscos de acidentes. Por isso, o Ministério Público do Trabalho tem se preocupado com as irregularidades, como a falta de sinalização do canteiro de obras e iluminação noturna inadequada, chegando a embargar obras.
    Um mês antes do embargo do Ministério Público, nessa mesma obra, ocorreu um ataque de abelhas que fez com que seis operários fossem encaminhados ao hospital, contudo tal episódio inesperado foi sem gravidade.

João, 49 anos, morreu ao sofrer um infarto. Se houvesse um socorrista leigo, treinado e capaz para prestar o Suporte Básico à Vida (SBV), a situação poderia ter sido diferente. Desde 2010, a American Heart Association (AHA) recomenda Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade. De acordo com a AHA (2010), para uma situação não responsiva e sem respiração deve-se 
Ver Comentários

Q21633 - CESGRANRIO Médico do trabalho 2018

Um médico que trabalha em um hospital geral, sem saber, prescreve um medicamento que estaria contraindicado para um determinado paciente com asma, e este vem a falecer, pelo uso da medicação prescrita. Nesse caso, o médico não perguntou, e o paciente não informou que não poderia usar aquele tipo de medicação. A família resolve propor uma ação indenizatória contra o médico e o hospital.


Com base nessas informações, além do processo criminal e da denúncia no CRM, a responsabilidade civil atribuída a cada um dos réus – médico e hospital – é do tipo

Ver Comentários

Q21635 - CESGRANRIO Médico do trabalho 2018

Dentre as competências do SUS, está a de desenvolver ações destinadas à prevenção de deficiências por causas evitáveis.


NÃO é uma ação preventiva do SUS, nesse sentido, o(a)

Ver Comentários

Q21637 - CESGRANRIO Médico do trabalho 2018

Todas as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem ser assegurados.


NÃO é caracterizada como uma ação ou serviço nesse sentido:

Ver Comentários

Q21641 - CESGRANRIO Médico do trabalho 2018

Conforme o disposto no artigo primeiro da Lei n° 9.656 de
03/06/1998, sobre os planos e seguros privados de assistência
à saúde, qual definição se enquadra como Plano
Privado de Assistência à Saúde?
Ver Comentários