Disciplinas Segurança e Saúde no Trabalho NR 16 - Norma Regulamentadora n° 16 - Atividades e Operações Perigosas Questões de concursos sobre "NR 16 - Norma Regulamentadora n° 16 - Atividades e Operações Perigosas" | Segurança e Saúde no Trabalho - página 15 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre NR 16 - Norma Regulamentadora n° 16 - Atividades e Operações Perigosas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q178530 - CESGRANRIO Médico do trabalho 2018
Conforme o disposto nas NR 15 e 16, sobre os adicionais
de insalubridade e periculosidade, o adicional é valor devido,
nas condições explicitadas a seguir:
A)10%, incidentes sobre o salário, sem os acréscimos
resultantes de gratificações, prêmios ou participação
nos lucros da empresa, em caso de trabalho em condições
de insalubridade de grau médio.
B)20%, incidentes sobre o salário mínimo da região, em
caso de trabalho em condições de insalubridade de
grau mínimo.
C)30%, incidentes sobre o salário, sem os acréscimos
resultantes de gratificações, prêmios ou participação
nos lucros da empresa, em caso de trabalho em condições
de periculosidade.
D)40%, incidentes sobre o salário mínimo da região, em
caso de trabalho em condições de periculosidade.
E)40%, incidentes sobre o salário, sem os acréscimos
resultantes de gratificações, prêmios ou participação
nos lucros da empresa, em caso de trabalho em condições
de insalubridade de grau máximo.
Responder
Q180392 - CONSULPLAN Médico do trabalho 2013
Assinale a alternativa INCORRETA, relacionada à Norma Regulamentadora – NR 16.
A)O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.
B)O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
C)Para os fins desta Norma Regulamentadora são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos à degradação química ou auto-catalítica e à ação de agentes exteriores, tais como calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.
D)É obrigatório às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
E)As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 litros para os inflamáveis líquidos e 135 quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
Responder
Q180500 - VUNESP Médico do trabalho 2013
O adicional de 30%, em relação às atividades que envolvem o gás liquefeito na sua produção, no transporte, no processamento e no armazenamento, segundo a NR-16,
A)é devido para o trabalhador da produção, apenas.
B)é devido para o trabalhador da produção e do processamento, apenas.
C)é devido para o trabalhador da produção, do processamento e do armazenamento, apenas.
D)é devido para o trabalhador de todas essas atividades.
E)não é devido para essas atividades.
Responder
Q180669 - VUNESP Médico do trabalho 2014
Considere as atividades: vigilância patrimonial; segurança de eventos; segurança ambiental e florestal; segurança nos transportes coletivos; e transporte de valores. Das atividades citadas, estão inseridas no anexo 3, da NR-16, como atividades ou operações que podem expor os empregados a roubos ou outras espécies de violência física,
A)apenas duas.
B)apenas três.
C)apenas quatro.
D)nenhuma.
E)todas.
Responder
Q180752 - FJPF Médico do trabalho 2006
A NR-16 - Atividades e Operações Perigosas - assegura ao trabalhador que trabalhe em condições de periculosidade um adicional de:
A)10 % (dez por cento);
B)20 % (vinte por cento);
C)30 % (trinta por cento);
D)40 % (quarenta por cento);
E)50 % (cinqüenta por cento).
Responder
Q181848 - FCC Médico do trabalho 2012
A Norma Regulamentadora No 16, sobre as atividades e operações perigosas, estabelece: I. O armazenamento e transporte de explosivos e de inflamáveis são caracterizados como atividades ou operações perigosas. II. Ao trabalhador é assegurada a percepção de adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. III. As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exceto para o transporte em pequenas quantidades (estabelecidas por esta Norma) e excluídas as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques para consumo próprio dos veículos. Está correto o que se afirma em
A)I e II, apenas.
B)I, apenas.
C)II e III, apenas.
D)I e III, apenas.
E)I, II e III.
Responder
Q182065 - FCC Médico do trabalho 2011
Segundo a NR-16 que regula as Atividades e Operações Perigosas,
A)o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30%, incidente sobre o salário, com os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
B)é obrigatório as empresas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar, classificar ou determinar atividade perigosa.
C)o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 35%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
D)as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 300 litros para os infla- máveis líquidos e 150 quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
E)as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 litros para os inflamáveis líquidos e 135 quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
Responder
Q182639 - CESPE Médico do trabalho 2010
Acerca do trabalho sob condições de periculosidade, assinale a opção correta.
A)O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% incidente sobre o salário mínimo da região.
B)As atividades ou operações executadas com explosivos sujeitos a calor ou umidade são consideradas perigosas.
C)O transporte de 150 L de inflamáveis líquidos em vasilhames ou a granel é considerada atividade perigosa.
D)A quantidade de combustível contida no tanque de consumo próprio do veículo de transporte de inflamáveis deve ser considerada para efeito da classificação da atividade como perigosa.
E)Considera-se líquido combustível aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 60 ºC e inferior a 95 ºC.
Responder