Questões de concursos sobre "NBR 14.280 - Cadastro de Acidente de Trabalho" | Segurança e Saúde no Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre NBR 14.280 - Cadastro de Acidente de Trabalho que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q21280 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Engenharia Mecânica 2018

Em instalações públicas, projetos de prevenção e combate a incêndio são requeridos para a segurança dos servidores e também dos usuários dos serviços públicos. O responsável técnico por uma edificação deve conhecer as normas, os equipamentos e as técnicas de detecção e combate a incêndio previstas, além de avaliar continuamente se as edificações estão adequadamente protegidas. Considerando o exposto, responda a questão.

Em relação ao projeto de sprinklers, hidrantes e extintores, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q21281 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Engenharia Mecânica 2018

Em instalações públicas, projetos de prevenção e combate a incêndio são requeridos para a segurança dos servidores e também dos usuários dos serviços públicos. O responsável técnico por uma edificação deve conhecer as normas, os equipamentos e as técnicas de detecção e combate a incêndio previstas, além de avaliar continuamente se as edificações estão adequadamente protegidas. Considerando o exposto, responda a questão.

Para o combate a incêndio em equipamentos energizados, é recomendado o uso de
Ver Comentários

Q21682 - CESGRANRIO Arquiteto urbanista 2018

Segundo a NBR 14280: 2001 Cadastro de acidente do trabalho - Procedimento e classificação, para estatística e análise de acidentes, devem ser considerados alguns elementos essenciais.


NÃO constitui um desses elementos a(o)

Ver Comentários

Q22486 - IF-ES Engenheiro de segurança do trabalho 2016

Uma empresa da construção civil, durante os dois primeiros meses de 2016, apresentou estatística de acidentes conforme quadro a seguir:


De acordo com o exposto, a taxa de frequência de acidentes acumulada de janeiro a fevereiro é:

Ver Comentários

Q23582 - FCC Analista Judiciário - Engenharia de Segurança do Trabalho 2015

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

A empresa PLASTIC possui, atualmente, 400 funcionários contratados em regime celetista. Um de seus funcionários é o Sandoval, com 23 anos de idade, há 2 meses na empresa PLASTIC, na função de operador de injetoras de materiais plásticos. Certo dia, ele operava uma extrusora de tubos de PVC (poli-cloreto de vinila). Ao fazer a limpeza do excesso de borra de plástico que fica acumulado na ponta do tubo de ferro, utilizou uma espátula para remoção desta borra plástica. Durante esse processo, foi atingido pelo material plástico quente que espirrou, causando queimaduras pelo rosto todo e a perda da visão do olho direito. Segundo o supervisor técnico industrial, o material plástico projetado deveria estar à temperatura de 150 ºC, porém o mesmo superaqueceu, atingindo a temperatura de 230 ºC. O equipamento não possuía nenhum tipo de proteção mecânica que pudesse evitar que esse material se projetasse e viesse atingir os trabalhadores.

No relatório de investigação e análise de acidentes do trabalho da CIPA, constam os fatores abaixo que contribuíram para ocorrência ou causas do acidente de Sandoval.

I. Falta de utilização de EPIs, ou seu uso de maneira imprópria.

II. Ausência do dispositivo de proteção.

III. Modo operatório inadequado à segurança ou uso de maneira imprópria.

IV. Falta de conhecimento ou experiência.

A classificação das causas do acidente, conforme a NBR-14280 e de acordo com a descrição do relatório da CIPA da empresa PLASTIC, são, respectivamente,
Ver Comentários

Q23583 - FCC Analista Judiciário - Engenharia de Segurança do Trabalho 2015

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

A empresa PLASTIC possui, atualmente, 400 funcionários contratados em regime celetista. Um de seus funcionários é o Sandoval, com 23 anos de idade, há 2 meses na empresa PLASTIC, na função de operador de injetoras de materiais plásticos. Certo dia, ele operava uma extrusora de tubos de PVC (poli-cloreto de vinila). Ao fazer a limpeza do excesso de borra de plástico que fica acumulado na ponta do tubo de ferro, utilizou uma espátula para remoção desta borra plástica. Durante esse processo, foi atingido pelo material plástico quente que espirrou, causando queimaduras pelo rosto todo e a perda da visão do olho direito. Segundo o supervisor técnico industrial, o material plástico projetado deveria estar à temperatura de 150 ºC, porém o mesmo superaqueceu,atingindo a temperatura de 230 ºC. O equipamento não possuía nenhum tipo de proteção mecânica que pudesse evitar que esse material se projetasse e viesse atingir os trabalhadores.

De acordo com a NBR-14280, os dias que se debitarão por perturbação funcional, por incapacidade permanente de Sandoval, para o cálculo do tempo computado, serão de:
Ver Comentários

Q23616 - FCC Engenheiro de Segurança 2015

Um funcionário, recém-contratado e sem nunca ter trabalhado no meio fabril, estava limpando uma máquina compressora de
pós-metálicos, similar a uma prensa excêntrica, com a mesma em movimento, foi limpar a máquina e o pano enroscou nos
punções de conformação, puxando sua mão para zona de prensagem e causando a perfuração no segundo e quarto dedos da
mão direita ocasionando assim a amputação da falange distal. Esse trabalhador, sem experiência, recebeu todas as orientações,
os equipamentos de proteção individual e treinamentos do SESMT na integração da empresa e mesmo assim agiu em
desacordo com as normas e procedimentos de segurança do trabalho. De acordo com a NBR 14280, limpar a máquina em
movimento e a falta de experiência caracterizam, respectivamente, 
Ver Comentários

Q23625 - FCC Engenheiro de Segurança 2015

Em uma empresa do ramo da construção civil, com a média anual de 2000 funcionários e jornada semanal de 40 horas para os operários, de segunda a sexta-feira. Em 2014, apresentou a seguinte estatística:

 

Considerando 300 dias úteis no ano de 2014 e de acordo com a NBR 14280 − Cadastro de Acidentes, a Taxa de Frequência anual desta empresa equivale a 

Ver Comentários

Q23786 - FUNRIO Engenheiro de segurança do trabalho 2014

Sobre os termos e definições sobre acidente de trabalho, segundo a NBR 14280, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 

1. Dias perdidos
2. Incapacidade permanente parcia
3. Dias debitados
4. Taxa de frequência de acidentes
5. Taxa de gravidade

( ) Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
( ) Redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente.
( ) Número de acidentes por milhão de horas de exposição ao risco efetivamente trabalhadas, em determinado período.
( ) Dias que devem ser debitados devido à morte ou incapacidade permanente, total ou parcial.
( ) Dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho, segundo orientação médica.

Assinale a sequência correta.
Ver Comentários

Q23876 - CESGRANRIO Engenheiro de Segurança Júnior 2014

Considere o gráfico com os dados estatísticos e as informações abaixo para responder à questão.  

Em uma refinaria de petróleo, onde se trabalha mensalmente com 400.000 horas-homem de exposição aos riscos, no ano passado, ocorreram 45 acidentes do trabalho. Desses acidentes, 15 foram com lesão com afastamento e 30, com lesão sem afastamento, sendo que nos meses de fevereiro e de novembro ocorreram, respectivamente, uma morte e uma amputação de mão, na altura do punho. A soma acumulada dos dias perdidos no ano, decorrentes dos outros acidentes foi de 600 dias.

A taxa de gravidade dos acidentes, acumulada em dezembro, é de
Ver Comentários