Q21146 - FCC Engenheiro de segurança do trabalho 2014
A Scheelita, Minério CaWO4, é uma das principais fontes de tungstênio. A obtenção do metal tungstênio envolve desde etapas de extração, beneficiamento e metalurgia extrativa. O grau de purificação exigido pelas indústrias para os concentrados depende diretamente do processo metalúrgico a que serão submetidos. Através da lixiviação obtêm-se os produtos (ácido túngstico e APT) que são necessários para se alcançar o produto metalúrgico final. A lixiviação é utilizada para processar concentrados e rejeitos de Scheelita. É uma técnica que se caracteriza por tratar minérios complexos e de mais baixos teores. O processo de beneficiamento do minério de Scheelita, empregado em usinas, geralmente, consiste em etapas de fragmentação (britagem e moagem) e concentração gravimétrica (mesas vibratórias). A hidrometalurgia se entende por processos de lixiviação seletiva (dissolução) dos componentes valiosos dos minérios e sua posterior recuperação na solução por diferentes métodos. O nome hidrometalurgia se refere ao emprego generalizado de soluções aquosas como agente de dissolução, como por exemplo: ácido sulfúrico, ácido clorídrico, água régia e outros.
(FERNANDES, Bruno B.; MACHADO, Áureo Octávio; LEITE, José Yvan. Lixiviação de Scheelita − Uma Revisão Do Estado Da Arte. IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Belém. PA. 2009)
Para os operários que trabalham na mineração de Scheelita, para obtenção do elemento químico Tungstênio (W), sem a devida proteção respiratória, de acordo com o nexo técnico epidemiológico (causa e efeito), a doença ocupacional que poderão os trabalhadores adquirir em curto tempo ou ao longo dos anos é