Questões de concursos sobre "Sintaxe - Aspectos Gerais" | Redação Oficial - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sintaxe - Aspectos Gerais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q40538 - MPE-RS Assessor - Direito 2014



Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 1, 4 e 7, nesta ordem. 
Ver Comentários

Q40547 - MPE-RS Assessor - Direito 2014

A questão versa sobre aspectos da redação oficial.

No primeiro bloco, abaixo, estão listados os nomes de duas funções sintáticas; no segundo bloco, quatro enunciados que apresentam pronome oblíquo destacado com sublinha, o qual, no enunciado em que aparece, exerce uma dessas duas funções sintáticas.

Associe adequadamente o segundo bloco ao primeiro.

1. Objeto direto

2. Objeto indireto

( ) Os novos estagiários nunca lhe pediram o tal documento.

( ) O advogado mandou chamar-te para a audiência.

( ) Dá-me a impressão de que falta com a verdade.

( ) Considera-nos bons advogados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

Ver Comentários

Q40727 - FEPESE Agente de ação social 2013

Texto 

Muito se tem falado sobre a crescente violência no Brasil e no mundo e cada vez mais se tem assistido à participação de adolescentes nesse contexto de violência. A população mostra-se assustada, com razão, diante dessa realidade e sente-se aprisionada em suas residências, cada vez mais cercadas e supostamente protegidas de pessoas perigosas que se encontram à solta. A cada notícia sensacionalista da mídia, especialmente quando se trata da participação de adolescentes, a sociedade manifesta indignação e exige providências no sentido de tirar de circulação os que ameaçam seu direito de ir e vir, ou - o que está em voga atualmente - cobram a redução da maioridade penal para que o quanto antes estes jovens que cometem atos infracionais sejam “jogados” nas prisões e de lá não saiam tão cedo.

(…)

Nossa Carta Magna de 1988, em seu artigo 227 estabelece que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Beatriz Prudêncio Soares. Adolescentes infratores e suas relações afetivas. (excerto) in: acesso em 20.10.2013


Considere este trecho fictício, extraído de um relatório feito por um Agente de Segurança Socioeducativo.

Informamos àVossa Senhoria de que o menor infrator desobedeceu a placa colocada na entrada do recinto com a seguinte recomendação: “é expressamente proibido a entrada de adolescentes nesse ambiente”. Onde, diante disso recomendamos que o menor em questão seja repreendido conforme regras dessa instituição.

Assinale a alternativa que apresenta a correta redação do relato.
Ver Comentários

Q40836 - FCC Analista Legislativo 2014

Uma frase comum no início de certo tipo de documento oficial está corretamente redigida em:
Ver Comentários

Q40855 - FUNRIO Analista Técnico - Administrativo 2009

Ao tratar da articulação e da redação das Leis, a Lei Complementar n° 95 determina que as disposições normativas precisam ser redigidas com clareza, precisão e ordem lógica. Nas normas para a obtenção de clareza, diz o texto da Lei que, quanto ao tempo verbal a ser usado em todo o texto legal, deve-se dar preferência

Ver Comentários

Q40882 - FEPESE Analista Técnico 2013




Considere o seguinte trecho: “A redação oficial não é, portanto, necessariamente árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.” Analisando-o do ponto de vista sintático, avalie as afirmativas abaixo: 1. Os termos “árida e infensa”, são complementos nominais do termo “redação oficial” a quem se referem e com os quais concordam em gênero e número. 2. O verbo “impor” no contexto em que se insere deve ser classificado como transitivo direto e indireto. Os termos “certos parâmetros” e “uso que se faz da língua” são seus objetos direto e indireto, respectivamente. 3. A crase presente em “à evolução da língua” ganha amparo sintático na contração de uma preposição – exigida pelo termo “infensa” e de um artigo que define a palavra “evolução”. 4. O termo “daquele” refere-se à expressão “uso que se faz da língua”. 5. Em “comunicar com impessoalidade”, o termo sublinhado é adjunto adverbial, já que, quanto à predicação verbal, o verbo “comunicar” é intransitivo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ver Comentários

Q40938 - CESPE Cargos de Nível Superior 2011

Em cada uma das opções abaixo, é apresentado trecho de hipotético documento em tramitação no Poder Legislativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende, conforme disposto no Manual de Redação da Presidência da República, aos seguintes requisitos da redação oficial: observação das regras da gramática formal; emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

Ver Comentários

Q41012 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2010



Para que o trecho da resolução fictícia acima respeite as normas de redação de documentos oficiais, é necessário


Ver Comentários

Q41014 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008

A correspondência oficial caracteriza-se por ser impessoal, utilizar o padrão culto da língua e apresentar linguagem clara, concisa e uniforme. Sabendo isso, complete os espaços do modelo apresentado abaixo. 



Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços.
Ver Comentários

Q41018 - CESPE Contador 2010

Os artigos abaixo foram extraídos da Portaria n.º 063-R, de 29 de
abril de 2010, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado
do Espírito Santo (IPAJM).

Art. 1.º Fixar, a partir de 3 de maio de 2010, o horário de
atendimento ao público externo na sede do IPAJM no período de
8 h a 18 h, exceto na Gerência de Perícia Médica Social, em razão
da realização de perícia por agendamento prévio e teleatendimento.

Art. 2.º Fixar o horário de expediente normal dos
servidores do IPAJM nos períodos de 8 h a 17 h, ou 8 h 30 min a
17 h 30 min ou 9 h a 18 h de segunda a sexta-feira, exceto para os
servidores da central de atendimento e teleatendimento.

§ 1.º O servidor poderá solicitar alteração em seu horário
de expediente, na forma do caput, de forma expressa e justificada,
submetida à apreciação da chefia imediata, que remeterá à diretoria
vinculada para deliberação.


Internet: (com adaptações).


Considere que servidor do IPAJM deseje alterar seu horário de expediente e deva redigir solicitação, conforme estabelece o § 1.º do art. 2.º da portaria supramencionada. Assinale a opção que contém trecho gramaticalmente correto e que poderia compor tal solicitação.
Ver Comentários