Q45303 - UFCG Auxiliar de Administração 2016
O memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, conforme está correto o exemplo a seguir:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Memorando que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, conforme está correto o exemplo a seguir:
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.
( ) Tanto o Ofício quanto o Memorando devem conter o tipo e o número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede.
( ) Tanto o Ofício quanto o Memorando devem conter o local e data em que foram assinados, por extenso.
( ) Tanto o Ofício quanto o Memorando devem apresentar um assunto, ou seja, um resumo do teor do documento.
( ) O Ofício e o Memorando são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o Memorando é expedido exclusivamente por Ministros de Estado.
( ) O Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
Sobre documentos oficiais, assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S:
I. A Certidão é um documento fornecido pela administração ao interessado, afirmando a existência de ato ou assentamentos constantes de processo, livro ou documentos que se encontrem nas repartições públicas.
II. O Memorando é uma comunicação interna utilizada pelas chefias ou servidores autorizados, na qual se expõe qualquer assunto referente à atividade administrativa.
III. O Requerimento é um documento pelo qual o interessado solicita ao poder público algo a que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique.
IV. O Atestado é um documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração.
V. A Circular é uma correspondência de caráter interno da instituição, expedida simultaneamente a diversos destinatários.
De acordo com KASPARY, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O _____________ presta-se a comunicações internas sobre assuntos rotineiros. Por isso mesmo, deve caracterizar-se pela simplicidade, rapidez, clareza e concisão.
Leia os textos abaixo transcritos.Trata-se, respectivamente , dos seguintes documentos: