Questões de concursos sobre "Correspondência Oficial" | Redação Oficial - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Correspondência Oficial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q7027 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2012

As considerações que antecedem os textos dos projetos  de lei, para mostrar suas vantagens e justificar as medidas  propostas, configuram a chamada
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Q7045 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2012

Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de
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Q8133 - ESAF Analista - Arquivologia 2010

A correspondência se constitui numa parte bastante  volumosa dos documentos de arquivo, podendo  ser de caráter oficial ou particular. Entre as opções  apresentadas a seguir, assinale aquela que não se  refere a uma correspondência oficial.
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Q40262 - Quadrix Professor - Biologia 2018

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção
gramatical e à adequação da linguagem do trecho
apresentado à correspondência oficial. 
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Q40276 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Área Judiciária 2018

Sobre a Correspondência Oficial
(conforme Manual de Redação da
Presidência da República), assinale a
alternativa correta.
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Q40282 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Área Judiciária 2018

Conforme o que se estabelece no Manual
de Redação da Presidência da República,
assinale a alternativa correta a respeito
das regras de Correspondência Oficial.
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Q40305 - COPESE - UFT Contador 2018

Analise as afirmativas a seguir, em relação à redação de correspondências oficiais.


I. O emprego de determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais procede do caráter público desses atos e comunicações e de sua finalidade.

II. As comunicações, advindas de órgãos públicos federais, devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para isso, deve-se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.

III. Textos marcados por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão facilitada.

IV. Os textos oficiais apresentam caráter impessoal, finalidade de informar com clareza e concisão, requerendo o uso do padrão culto da língua.

V. A obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.


Fonte: BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.(Texto adaptado).


Assinale a alternativa CORRETA.

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Q40336 - Quadrix Contador 2017

Assinale a alternativa em que a linguagem empregada no
trecho apresentado é gramaticalmente correta e adequada a
uma correspondência oficial.
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Q40362 - PUC-PR Analista Judiciário 2017

O texto a seguir faz parte das exemplificações dadas para a elaboração de correspondências oficiais. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.


"Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

ou

"Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama n° 12, de 1° de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm>. Acesso em: 10/08/17.


Assinale a alternativa que caracteriza adequadamente a elaboração de correspondência oficial com base nos exemplos. 

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Q40383 - Quadrix Biólogo 2013

Sobre os tipos de correspondências empresarial e oficial, analise as afirmações.

I. É um documento no qual deve constar um resumo por escrito, detalhando os fatos e as soluções a que chegaram as pessoas convocadas a participar de uma assembleia, sessão ou reunião.

II. É um documento em que se faz fé de algo e que tem valor legal. Pode ser de serviços prestados, de estudos realizados, de pagamentos etc.

III. Documento utilizado dentro da empresa para dirigir-se a muitas pessoas ao mesmo tempo. É empregado para transmitir avisos, ordens ou instruções.

Assinale a alternativa que relaciona na ordem correta os itens descritos acima. 

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