Q7027 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2012
As considerações que antecedem os textos dos projetos de lei, para mostrar suas vantagens e justificar as medidas propostas, configuram a chamada
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Correspondência Oficial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
As considerações que antecedem os textos dos projetos de lei, para mostrar suas vantagens e justificar as medidas propostas, configuram a chamada
Os ofícios expedidos por ministros de Estado para autoridades de idêntica hierarquia recebem o nome de
A correspondência se constitui numa parte bastante volumosa dos documentos de arquivo, podendo ser de caráter oficial ou particular. Entre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que não se refere a uma correspondência oficial.
Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.
Sobre a Correspondência Oficial
(conforme Manual de Redação da
Presidência da República), assinale a
alternativa correta.
Conforme o que se estabelece no Manual
de Redação da Presidência da República,
assinale a alternativa correta a respeito
das regras de Correspondência Oficial.
Analise as afirmativas a seguir, em relação à redação de correspondências oficiais.
I. O emprego de determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais procede do caráter público desses atos e comunicações e de sua finalidade.
II. As comunicações, advindas de órgãos públicos federais, devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para isso, deve-se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.
III. Textos marcados por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão facilitada.
IV. Os textos oficiais apresentam caráter impessoal, finalidade de informar com clareza e concisão, requerendo o uso do padrão culto da língua.
V. A obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.(Texto adaptado).
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa em que a linguagem empregada no trecho apresentado é gramaticalmente correta e adequada a uma correspondência oficial.
O texto a seguir faz parte das exemplificações dadas para a elaboração de correspondências oficiais. Leia-o atentamente para responder à próxima questão.
"Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."
ou
"Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama n° 12, de 1° de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."
Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm>. Acesso em: 10/08/17.
Assinale a alternativa que caracteriza adequadamente a elaboração de correspondência oficial com base nos exemplos.
Sobre os tipos de correspondências empresarial e oficial, analise as afirmações.
I. É um documento no qual deve constar um resumo por escrito, detalhando os fatos e as soluções a que chegaram as pessoas convocadas a participar de uma assembleia, sessão ou reunião.
II. É um documento em que se faz fé de algo e que tem valor legal. Pode ser de serviços prestados, de estudos realizados, de pagamentos etc.
III. Documento utilizado dentro da empresa para dirigir-se a muitas pessoas ao mesmo tempo. É empregado para transmitir avisos, ordens ou instruções.
Assinale a alternativa que relaciona na ordem correta os itens descritos acima.