Questões de concursos sobre "Transformações Químicas" | Química - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Transformações Químicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q47153 - UFPR Químico 2018

A concentração dos vapores oriundos de uma solução ideal contendo dois ou mais componentes voláteis pode ser
diferente das concentrações dos componentes em solução. Assim, as pressões parciais dos vapores acima da solução
serão dadas pela Lei de Raoult, e a pressão vapor total (Ptotal) será a soma das pressões parciais de cada componente.
Considere como ideal uma mistura a 20 ºC contendo 1,0 mol de benzeno (Pº = 75 torr) e 2,0 mols de tolueno (Pº = 22 torr).
Qual é a pressão de vapor total, em torr, sobre essa solução?
 (PA = XAA; X = fração molar; Pº = pressão de vapor do componente puro)
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Q47162 - UFPR Químico 2018

A fermentação da glicose (C6H12O6) produz etanol (C2H6O) e dióxido de carbono (CO2), conforme a equação química não
balanceada abaixo: 
C6H12O6(aq)  C2H6O(aq) + CO2(g)
(Massas molares (g mol-1 ): C = 12; H = 1; O = 16)
Qual é a massa, em gramas, de CO2 produzida quando 0,400 mol de glicose reage dessa maneira?
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Q47187 - UFPR Químico 2018

O avanço nas técnicas de análises de espécies químicas diversas permite o descobrimento de fenômenos importantes,
como o ocorrido com a espectrometria de massas, técnica que permitiu identificar que átomos de um mesmo elemento
podem apresentar massas diferentes. Essa observação foi definitiva para o refinamento do modelo nuclear, com a
descoberta de uma nova partícula subatômica – o nêutron – e a identificação de isótopos. Considere a seguinte tabela: 


Supondo que os elementos A, D, X, Z e J possam ocorrer na forma de isótopos, e com base nas informações contidas na tabela, é correto afirmar que:
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Q47190 - FCC Engenharia Química 2014

Para a remoção de cromo hexavalente (Cr6+) pode-se utilizar dióxido de enxofre (SO2). A redução do Cr6+ se dá em meio ácido com pH entre 2 e 3. Após a neutralização com hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], em pH 8 a 9, o cromo precipita como hidróxido de cromo III (Cr(OH)3). As reações envolvidas são: 


− Redução: 3 SO2 + 2 H2CrO4 + 3 H2O → Cr2(SO4)3 + 5 H2O

− Precipitação: Cr2(SO4)3 + 3 Ca(OH)2 → 2 Cr(OH)3 + 3 CaSO4

− Estequiometricamente é necessário na redução 2,0 g de SO2/g Cr6+ e de 2,0 g de H2SO4 / g Cr6+

− Na precipitação utiliza-se 2,6 g de Ca(OH)2 /g Cr6+


Para tratar um efluente de 8,0 m3 contendo 0,50 g de g Cr6+/L de efluente, o consumo de SO2, H2SO2 e Ca(OH)2 são, respectivamente: 

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Q47202 - CS-UFG Analista de Saneamento - Biólogo 2018

Alguns produtos químicos podem causar acidentes em razão
de suas propriedades reagirem violentamente quando
entram em contato entre si, causando acidentes. O cloro,
elemento químico bastante utilizado no tratamento da
água, é um dos produtos químicos que exigem precauções
com sua conservação no laboratório. Para evitar
qualquer tipo de acidente com o cloro, seu armazenamento
deve ser separado de
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Q47205 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).


Com relação às características químicas do elemento enxofre (S), um dos elementos mais conhecidos, assinale a alternativa correta.
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Q47206 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).


No que se refere à lei periódica dos elementos, assinale a alternativa correta.
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Q47232 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a  questão.


    A exploração, em sala de aula, do tema sabões e detergentes permite diferentes enfoques e técnicas de ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos por se tratar de um tema organizador relacionado a seu cotidiano. Tal proposta valoriza o aluno como indivíduo pensante, promovendo o papel do professor a mediador e orientador do processo educacional. Isso valoriza o papel desempenhado pela escola e contribui com o processo de aprendizagem da química, favorecendo, encorajando e sustentando a autoconstrução e o desenvolvimento do conhecimento por parte dos alunos. Nesse contexto, a equação genérica seguinte descreve o processo de saponificação, em que R corresponde a cadeias iguais ou diferentes, contendo entre 12 e 18 átomos de carbono.




C. N. Verani, D. R. Gonçalves e M. G. Nascimento. Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no Ensino Médio. In: Química Nova na Escola, n.° 12, nov./2000 (com adaptações).

    A partir da equação genérica que descreve o processo de saponificação, deseja-se produzir sabão, partindo de 100 mols do triacilglicerol disponível. O rendimento dessa reação é igual a 90% e as massas molares (g mol-1) a serem consideradas são: H = 1; O = 16; e Na = 23.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o valor mais próximo da massa de NaOH necessária para essa reação. 
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Q47241 - Quadrix Professor - Química 2018

    No ano de 1913, três manuscritos de autoria do físico
dinamarquês Niels Bohr iriam estabelecer as sementes para a
descrição quantitativa da estrutura eletrônica de átomos e
moléculas. Esses trabalhos pioneiros de Bohr iriam impactar
a química em diversos aspectos fundamentais, tais como: a
estrutura eletrônica dos elementos e sua relação com o
conceito de valência; a relação entre periodicidade e
configuração eletrônica; e os princípios básicos da
espectroscopia. Ao contrário da maioria dos físicos da época,
Niels Bohr interessou-se em problemas mais diretamente
relacionados com química. As ideias de Bohr foram
fundamentais para descrever a tabela periódica dos
elementos químicos em função da configuração eletrônica
dos átomos. O legado histórico de Bohr é visível até hoje e
seu modelo planetário do átomo, embora totalmente
superado, ainda é utilizado rotineiramente em livros-textos
de química como uma introdução a uma visão física da
estrutura dos átomos. Essa lembrança histórica e a
contribuição à descrição atômica dos elementos químicos
fazem parte do legado do Niels Bohr à química.

J. M. Riveros (editorial). O legado de Niels Bohr. In: Química Nova, v. 36, n.° 7, 2013, p. 931-932 (com adaptações).
Quanto ao postulado para o átomo de hidrogênio apresentado pelo modelo teórico para a estrutura eletrônica de átomos proposto por Bohr, que se baseia no modelo planetário introduzido por Rutherford, assinale a alternativa correta. 
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Q47244 - Quadrix Professor - Química 2018

O estanho é um metal branco, prateado, maleável e dúctil.
Apresenta número atômico (Z) igual a 50 e pertence ao grupo
14 da tabela periódica. Desde a antiguidade, o estanho é
conhecido, sendo um dos primeiros elementos a serem
utilizados pela tecnologia humana para produzir bronze, nos
tempos pré-históricos. O estanho ocorre, na forma
combinada na natureza, em minerais, sendo o seu principal
minério a cassiterita (SnO2). Com base nessas informações,
assinale a alternativa que apresenta a descrição da
configuração eletrônica do Sn no estado fundamental.
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