Questões de concursos sobre "Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas" | Química - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q47162 - UFPR Químico 2018

A fermentação da glicose (C6H12O6) produz etanol (C2H6O) e dióxido de carbono (CO2), conforme a equação química não
balanceada abaixo: 
C6H12O6(aq)  C2H6O(aq) + CO2(g)
(Massas molares (g mol-1 ): C = 12; H = 1; O = 16)
Qual é a massa, em gramas, de CO2 produzida quando 0,400 mol de glicose reage dessa maneira?
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Q47190 - FCC Engenharia Química 2014

Para a remoção de cromo hexavalente (Cr6+) pode-se utilizar dióxido de enxofre (SO2). A redução do Cr6+ se dá em meio ácido com pH entre 2 e 3. Após a neutralização com hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], em pH 8 a 9, o cromo precipita como hidróxido de cromo III (Cr(OH)3). As reações envolvidas são: 


− Redução: 3 SO2 + 2 H2CrO4 + 3 H2O → Cr2(SO4)3 + 5 H2O

− Precipitação: Cr2(SO4)3 + 3 Ca(OH)2 → 2 Cr(OH)3 + 3 CaSO4

− Estequiometricamente é necessário na redução 2,0 g de SO2/g Cr6+ e de 2,0 g de H2SO4 / g Cr6+

− Na precipitação utiliza-se 2,6 g de Ca(OH)2 /g Cr6+


Para tratar um efluente de 8,0 m3 contendo 0,50 g de g Cr6+/L de efluente, o consumo de SO2, H2SO2 e Ca(OH)2 são, respectivamente: 

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Q47202 - CS-UFG Analista de Saneamento - Biólogo 2018

Alguns produtos químicos podem causar acidentes em razão
de suas propriedades reagirem violentamente quando
entram em contato entre si, causando acidentes. O cloro,
elemento químico bastante utilizado no tratamento da
água, é um dos produtos químicos que exigem precauções
com sua conservação no laboratório. Para evitar
qualquer tipo de acidente com o cloro, seu armazenamento
deve ser separado de
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Q47205 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).


Com relação às características químicas do elemento enxofre (S), um dos elementos mais conhecidos, assinale a alternativa correta.
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Q47206 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).


No que se refere à lei periódica dos elementos, assinale a alternativa correta.
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Q47232 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a  questão.


    A exploração, em sala de aula, do tema sabões e detergentes permite diferentes enfoques e técnicas de ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos por se tratar de um tema organizador relacionado a seu cotidiano. Tal proposta valoriza o aluno como indivíduo pensante, promovendo o papel do professor a mediador e orientador do processo educacional. Isso valoriza o papel desempenhado pela escola e contribui com o processo de aprendizagem da química, favorecendo, encorajando e sustentando a autoconstrução e o desenvolvimento do conhecimento por parte dos alunos. Nesse contexto, a equação genérica seguinte descreve o processo de saponificação, em que R corresponde a cadeias iguais ou diferentes, contendo entre 12 e 18 átomos de carbono.




C. N. Verani, D. R. Gonçalves e M. G. Nascimento. Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no Ensino Médio. In: Química Nova na Escola, n.° 12, nov./2000 (com adaptações).

    A partir da equação genérica que descreve o processo de saponificação, deseja-se produzir sabão, partindo de 100 mols do triacilglicerol disponível. O rendimento dessa reação é igual a 90% e as massas molares (g mol-1) a serem consideradas são: H = 1; O = 16; e Na = 23.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o valor mais próximo da massa de NaOH necessária para essa reação. 
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Q47247 - Quadrix Professor - Química 2018

Considerando-se a seguinte reação, que envolve íons do átomo de cobre  : Cu2+ (aq) + e-  Cu+ (aq), assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o número de prótons, elétrons e nêutrons da espécie iônica de cobre produto dessa reação.

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Q47284 - SEDUC - CE Professor - Química 2016

Uma professora propõe uma aula à beira do mar para observar transformações químicas visíveis que a maresia provoca nesse ambiente. Maresia é o nome dado a uma névoa fina, úmida e salgada que às vezes paira sobre as cidades do litoral, flutuando ao longo da costa. Esse spray é formado por bilhões de gotículas de água do mar, que sobem ao ar toda vez que uma onda arrebenta na praia. O fenômeno que essa névoa provoca é retratado pelos estudantes, ao caminhar pela praia, e apresentado abaixo.


   


O processo químico apresentado nessas imagens pode ser classificado como uma reação de

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Q47288 - SEDUC - CE Professor - Química 2016

Um pesquisador reagiu 146g de ácido clorídrico (HCℓ) com 116g de hidróxido de magnésio [Mg(OH)2], segundo a reação química abaixo:


                      2 HCℓ + Mg(OH)2 → MgCℓ2 + 2 H2


Sabendo que foi produzido 72g de água (H2O), a quantidade formada de cloreto de magnésio (MgCℓ2) foi de 

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Q47306 - SEDUC - CE Professor - Química 2016

“O chumbo é o segundo metal pesado mais perigoso, ao lado do mercúrio, do arsênio e do cádmio. Ele causa asma, problemas gástricos, retardamento mental, entre outros”.


O chumbo (Z=82), elemento de grande utilidade, está localizado na tabela periódica 

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