Questões de concursos sobre "Sistemas Heterogêneos: Produto de Solubilidade (Kps)." | Química - página 4

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas Heterogêneos: Produto de Solubilidade (Kps). que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q53084 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2015

O sulfato de cálcio (CaSO4 ) é um sal pouco solúvel em água, cujo valor de produto de solubilidade (Kps ) é 1,0 x 10-5 a 25 °C.

A concentração de cálcio numa solução saturada desse sulfato, em mol L-1 , é
Ver Comentários

Q53225 - CESGRANRIO Técnico Químico de Petróleo Júnior 2014

Sulfato de bário é um sal muito pouco solúvel em água. Esse sal, em solução saturada, encontra-se na seguinte situação de equilíbrio: 



Sendo o seu produto de solubilidade a 25 o C igual a 1,0 x 10-10 , em solução saturada, a concentração de Ba 2+ , em mol/L, é
Ver Comentários

Q53275 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2014

Considere as assertivas a seguir referentes aos sais e às suas soluções.

I – Ao se dissolver acetato de sódio em água, tem-se uma solução na qual [OH- ] < [H+]

II – O produto de solubilidade do cloreto de chumbo (II) é dado pela expressão: Kps = [Pb+] [Cl- ].

III – Os sais são substâncias de caráter iônico.

Está correto APENAS o que se afirma em
Ver Comentários

Q53434 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2012

O cloreto de prata é um sal pouco solúvel em água e que, ao passar para a fase aquosa, se dissocia nos íons  Se, a 25 °C, em 1 L de solução aquosa saturada há 1 x 10-5 mol de AgC l dissolvido, o valor de Kps desse sal, nessa temperatura, é
Ver Comentários

Q56639 - CESGRANRIO Técnico de Laboratório Júnior 2011

A uma solução aquosa contendo 4,00 g de cloreto de alumínio (fórmula ALCL3 e massa molar = 133,5 g/mol), adiciona-se solução aquosa contendo 5,10 g de nitrato de prata (fórmula AgNO3 e massa molar = 170 g/mol).
No meio aquoso, esses dois sais reagem instantaneamente, de acordo com a equação balanceada abaixo, e nela se forma um sal muito pouco solúvel.
                                  
A quantidade máxima, em gramas, de AgCL sólido (massa molar = 143,5 g/mol e Kps = 10-10 ) que se forma é de, aproximadamente,
Ver Comentários

Q56716 - CESGRANRIO Operador Júnior 2011

O sulfato de cobre (II) pentahidratado, CuSO4
.
5H2
O (massa molar = 249,5 g/mol), é utilizado em piscinas como algicida. Em solução aquosa, a espécie Cu2+ pode precipitar-se na forma de hidróxido de cobre, Cu(OH)2, cujo equilíbrio de solubilidade é mostrado abaixo.



Sendo o valor do pH ideal da água da piscina igual a 6, a quantidade máxima de CuSO4 . 5H2 O em massa, que deve ser adicionada a uma piscina de volume igual a 10.000 L, com água no pH ideal, em kg, é
Ver Comentários

Q56724 - CESGRANRIO Técnico Químico 2011

O método Volhard, usado para determinar o ponto final em argentometria, é baseado na formação do íon complexo vermelho [(Fe(SCN)] 2+ quando excesso de Ag +é titulado com solução aquosa padrão de KSCN (ver etapas abaixo). 

Etapa I - Adição de quantidade conhecida de Ag+ para garantir a reação completa com todo íon haleto (X- ) e excesso de Ag+ na solução Ag+(aq) + X- (aq) &rarr; AgX(s)

Etapa II - Titulação do excesso de Ag+
Ag+ (aq) + SCN-(aq) &rarr; AgSCN(s)

Etapa III - Formação de complexo vermelho com o primeiro excesso de SCN-
SCN- + Fe3+&rarr; [(Fe(SCN)] 2+(aq)

Com base nas informações relativas a cada etapa do processo, analise as afirmações a seguir.

I - O SCN- atua como indicador do ponto ? nal da titulação.

II - Pelo fato de o valor do do Fe(OH) 3 ser 4 x 10-38 , o método de Volhard só funciona se o pH da solução for muito ácido.

III - O é um padrão primário, pois sofre alteração fotoquímica quando exposto à luz.

IV - Nas titulações argentométricas, os sais de prata tipo AgX são bem solúveis em água.

É correto APENAS o que se afirma em
Ver Comentários

Q56729 - CESGRANRIO Técnico Químico 2011

Em solução aquosa, há reações em que a união de íons positivos a íons negativos conduzem à formação de substâncias muito pouco solúveis. Isso acontece, por exemplo, quando solução aquosa de nitrato de chumbo II entra em contato com solução aquosa de cromato de potássio. Íons chumbo se unem instantaneamente a íons cromato formando cromato de chumbo II com valor de  = 1,8 x 10-14 .



Se a uma solução aquosa contendo 0,01 mol de nitrato de chumbo II adiciona-se um volume pequeno de solução aquosa contendo 0,00002 mol de cromato de potássio, a quantidade máxima de precipitado de cromato de chumbo II que se forma é, em miligramas, aproximadamente igual a
Ver Comentários

Q56828 - COMVEST UFAM Assistente de Laboratorio 2016

Para uma solução ser considerada insaturada
terá que apresentar:
Ver Comentários