Questões de concursos sobre "Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente" | Química - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q47190 - FCC Engenharia Química 2014

Para a remoção de cromo hexavalente (Cr6+) pode-se utilizar dióxido de enxofre (SO2). A redução do Cr6+ se dá em meio ácido com pH entre 2 e 3. Após a neutralização com hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], em pH 8 a 9, o cromo precipita como hidróxido de cromo III (Cr(OH)3). As reações envolvidas são: 


− Redução: 3 SO2 + 2 H2CrO4 + 3 H2O → Cr2(SO4)3 + 5 H2O

− Precipitação: Cr2(SO4)3 + 3 Ca(OH)2 → 2 Cr(OH)3 + 3 CaSO4

− Estequiometricamente é necessário na redução 2,0 g de SO2/g Cr6+ e de 2,0 g de H2SO4 / g Cr6+

− Na precipitação utiliza-se 2,6 g de Ca(OH)2 /g Cr6+


Para tratar um efluente de 8,0 m3 contendo 0,50 g de g Cr6+/L de efluente, o consumo de SO2, H2SO2 e Ca(OH)2 são, respectivamente: 

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Q47202 - CS-UFG Analista de Saneamento - Biólogo 2018

Alguns produtos químicos podem causar acidentes em razão
de suas propriedades reagirem violentamente quando
entram em contato entre si, causando acidentes. O cloro,
elemento químico bastante utilizado no tratamento da
água, é um dos produtos químicos que exigem precauções
com sua conservação no laboratório. Para evitar
qualquer tipo de acidente com o cloro, seu armazenamento
deve ser separado de
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Q47229 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a  questão.


    A exploração, em sala de aula, do tema sabões e detergentes permite diferentes enfoques e técnicas de ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos por se tratar de um tema organizador relacionado a seu cotidiano. Tal proposta valoriza o aluno como indivíduo pensante, promovendo o papel do professor a mediador e orientador do processo educacional. Isso valoriza o papel desempenhado pela escola e contribui com o processo de aprendizagem da química, favorecendo, encorajando e sustentando a autoconstrução e o desenvolvimento do conhecimento por parte dos alunos. Nesse contexto, a equação genérica seguinte descreve o processo de saponificação, em que R corresponde a cadeias iguais ou diferentes, contendo entre 12 e 18 átomos de carbono.




C. N. Verani, D. R. Gonçalves e M. G. Nascimento. Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no Ensino Médio. In: Química Nova na Escola, n.° 12, nov./2000 (com adaptações).

O processo de limpeza com o uso de sabões pode ser prejudicado se for realizado em água dura por se tratar de água
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Q47233 - Quadrix Professor - Química 2018

Texto para a  questão.


    A exploração, em sala de aula, do tema sabões e detergentes permite diferentes enfoques e técnicas de ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos por se tratar de um tema organizador relacionado a seu cotidiano. Tal proposta valoriza o aluno como indivíduo pensante, promovendo o papel do professor a mediador e orientador do processo educacional. Isso valoriza o papel desempenhado pela escola e contribui com o processo de aprendizagem da química, favorecendo, encorajando e sustentando a autoconstrução e o desenvolvimento do conhecimento por parte dos alunos. Nesse contexto, a equação genérica seguinte descreve o processo de saponificação, em que R corresponde a cadeias iguais ou diferentes, contendo entre 12 e 18 átomos de carbono.




C. N. Verani, D. R. Gonçalves e M. G. Nascimento. Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no Ensino Médio. In: Química Nova na Escola, n.° 12, nov./2000 (com adaptações).

Assinale a alternativa que apresenta as principais características químicas dos sabões.
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Q47272 - FGV Engenheiro Químico 2018

O esgoto doméstico é uma das principais fontes de poluentes
orgânicos despejados nos corpos d’água.

Se a quantidade de matéria orgânica e de microrganismos aeróbios no esgoto for alta, a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido no meio provocará alterações no ambiente aquático.
A quantidade de oxigênio necessária para o consumo da matéria orgânica pode ser avaliada em laboratório, utilizando o excesso do reagente
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Q47283 - FGV Engenheiro Químico 2018

Rio Paraíba do Sul está ameaçado de sofrer desastre ambiental 
Responsável pelo abastecimento de 12 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio (80% da população), o Rio Paraíba do Sul está na iminência de uma catástrofe em Volta Redonda, no Sul Fluminense. O alerta consta na denúncia 1518/18, aceita pelo Ministério Público Federal, que abriu inquérito para apurar responsabilidades (...) A ação adverte para o risco de deslizamento de uma pilha gigante, sem contenção, de escória. Adaptado de https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2018 Acesso em 18/06/2018
A pilha de escória contém areia, cal virgem, enxofre e metais tóxicos como manganês, zinco, cádmio, crômio, níquel e chumbo e corre o risco de escorregar com a ação das chuvas e contaminar o rio Paraíba do Sul e os lençóis freáticos.
Assinale a opção que indica o problema ambiental que esta contaminação pode causar ao ambiente aquático.
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Q47287 - SEDUC - CE Professor - Química 2016

O silicone trata-se de um polímero linear, cuja cadeia é formada por átomos de silício e de oxigênio alternados.


          


Sobre a estrutura do silicone e suas aplicações é possível inferir: 

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Q47319 - UPENET/IAUPE Biólogo 2017

A desinfecção é o processo de destruição de agentes infecciosos em forma vegetativa, existentes em superfícies
inertes, como pisos cerâmicos, fórmica, granito, aço inox e outros, mediante procedimentos físicos ou químicos. Os
meios químicos compreendem os germicidas (desinfetantes), que podem ser líquidos ou gasosos, e os meios físicos, o
calor.
 Estabeleça a associação entre o desinfetante, as indicações para seu uso e seus riscos. 


Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
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Q47322 - IDECAN Professor - Química 2015

O tratamento das águas fluviais para a potabilidade conta com uma sequência de etapas na Estação de Tratamento,
em que ocorrem processos físicos e químicos. Considere a ordem correta de todos os processos para o tratamento da
água de um rio, da captação à distribuição. Assinale a opção abaixo que traz, na ordem das etapas, as respectivas
substâncias químicas possíveis de serem usadas ou ocorrentes durante o tratamento, ordenadamente:
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Q47332 - IDECAN Professor - Química 2015

Uma agência ambiental realizou uma amostragem de ar em um grande centro urbano às 15:00h de um dia
ensolarado visando à medida da qualidade do ar no local. Na análise realizada, a composição química quanto à
presença de gases poluentes da atmosfera deve revelar os seguintes gases
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