Questões de concursos sobre "Polímeros - Plásticos e Borrachas" | Química - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Polímeros - Plásticos e Borrachas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q56411 - CESGRANRIO Técnico de Laboratório - Química 2014

Os polímeros são macromoléculas amplamente utilizadas para obtenção de diversos produtos. A reação de polimerização entre buta-1,3-dieno e acrilonitrila, cujas fórmulas moleculares são C4 H6 e C3 H3 N respectivamente, gera, sob condições ideais, um tipo de borracha sintética que pertence à classe dos
Ver Comentários

Q56421 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2014

A borracha sintética Buna-N pode ser obtida através da reação de polimerização, conforme representado abaixo, na presença de catalisadores, sob condições de temperatura e pressão adequadas.



Nessas condições, a Buna-N é um
Ver Comentários

Q56422 - CESGRANRIO Técnico de Operação Júnior 2014

Uma grande variedade de polímeros sintéticos são obtidos a partir da polimerização de hidrocarbonetos e de seus derivados. O polímero representado a seguir é produzido através da reação de polimerização do propileno, sob condições ideais de pressão e temperatura, na presença de catalisador.



O hidrocarboneto precursor e o polímero representado são, respectivamente, um hidrocarboneto
Ver Comentários

Q56556 - CESGRANRIO Técnico Químico de Petróleo Júnior 2010

O Nomex é um polímero usado em roupas antichama, sintetizado a partir da m-diaminobenzeno e cloreto de m- dicarbonilbenzeno. A fórmula do Nomex está representada em
Ver Comentários

Q56584 - CESGRANRIO Técnico de Operação 2010

Os compostos organoclorados são extremamente tóxicos e podem ser formados pela queima do polímero

Ver Comentários

Q56603 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2010

O gás natural possui uma quantidade variável de gás carbônico e gás sulfídrico. O CO2 é indesejável, já que reduz o poder calorífico do gás natural e dificulta o transporte do mesmo sob baixas temperaturas e alta pressão, pois solidifica. Já o gás sulfídrico é extremamente venenoso e corrosivo frente aos equipamentos metálicos. Uma das técnicas utilizadas para retirar esses contaminates gasosos é a absorção física, onde o gás natural passa pelo solvente polietilenoglicol sob altas pressões e baixa temperatura, sendo seletivamente absorvido pelo polímero. O polímero absorvente é sintetizado a partir do óxido de etileno em meio ácido, de acordo com a reação abaixo.


O polietilenoglicol é
Ver Comentários

Q56681 - CESGRANRIO Técnico Químico de Petróleo Júnior 2011



A função química presente na resina polimérica

Ver Comentários

Q56703 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2011

O PTFE (politetrafluoretileno), cuja estrutura química está representada abaixo, faz parte de uma família de plásticos conhecidos como Teflons (marca registrada da Du Pont). Ele consiste em um polímero de cadeia longa, cada qual composta por cerca de 50 mil grupos CF2. A relativa força nas ligações C – C e C – F e a proximidade de tamanho entre os dois átomos conferem a essa molécula boa estabilidade química e térmica.


O monômero identificado na estrutura do PTFE é o
Ver Comentários

Q56747 - CESGRANRIO Técnico Químico 2011

Atualmente os polímeros sintéticos são empregados em diversas áreas. O politereftalato é muito usado na fabricação de embalagens, garrafas de bebidas, varas de pescar entre outros. O kevlar, por ser um polímero de alta resistência e baixa densidade, é utilizado para produzir coletes à prova de balas e capacetes.



Em relação a esses polímeros, afirma-se que
Ver Comentários