Texto para a questão.
A exploração, em sala de aula, do tema sabões e
detergentes permite diferentes enfoques e técnicas de
ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos por
se tratar de um tema organizador relacionado a seu
cotidiano. Tal proposta valoriza o aluno como indivíduo
pensante, promovendo o papel do professor a mediador e
orientador do processo educacional. Isso valoriza o papel
desempenhado pela escola e contribui com o processo de
aprendizagem da química, favorecendo, encorajando e
sustentando a autoconstrução e o desenvolvimento do
conhecimento por parte dos alunos. Nesse contexto, a
equação genérica seguinte descreve o processo de
saponificação, em que R corresponde a cadeias iguais ou
diferentes, contendo entre 12 e 18 átomos de carbono.
C. N. Verani, D. R. Gonçalves e M. G. Nascimento. Sabões e
detergentes como tema organizador de aprendizagens
no Ensino Médio. In: Química Nova na Escola,
n.° 12, nov./2000 (com adaptações).
A partir da equação genérica que descreve o processo
de saponificação, deseja-se produzir sabão, partindo
de 100 mols do triacilglicerol disponível. O rendimento dessa
reação é igual a 90% e as massas molares (g mol-1) a serem
consideradas são: H = 1; O = 16; e Na = 23.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que
apresenta o valor mais próximo da massa de NaOH necessária
para essa reação.