Q56718 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2011
P + HNO3 + H2O → H3PO4 + NO
A soma dos coeficientes da reação química acima, ajustados pelo método de oxirredução, é
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
P + HNO3 + H2O → H3PO4 + NO
A soma dos coeficientes da reação química acima, ajustados pelo método de oxirredução, é
O eletrodo de membrana de vidro é, provavelmente, o dispositivo de medição mais usado em análises químicas.
Sobre esse eletrodo, analise as afirmativas a seguir.
I - O eletrodo de membrana de vidro é principalmente usado para medição de atividade do íon H+.
II - Para fazer medições quantitativas exatas, o eletrodo de membrana de vidro deve estar associado a eletrodos de referência.
III - Um sistema de medição com o eletrodo de membrana de vidro dispensa o uso de ponte salina.
IV - O potencial de assimetria em um eletrodo de membrana de vidro tem como uma das causas as diferenças entre as superfícies interna e externa da membrana.
Está correto APENAS o que se afirma em
O eletrodo padrão de hidrogênio (EPH) é usado como eletrodo de referência para determinar os potenciais relativos de oxidação e de redução de vários outros sistemas. Infelizmente, devido à sua complexidade de operação, o EPH não é usado comumente nos laboratórios. Em potenciometria, usa-se, por exemplo, o eletrodo de referência saturado de calomelano (ESC), cujo potencial padrão de redução (versus EPH) é +0,241 V.
O potencial de um sistema contendo um eletrodo de Cu 2+(1 mol L-1 ) \ Cu(s) e um ESC é igual a
Na potenciometria, o eletrodo indicador é aquele sensível à variação da atividade (que guarda relação com a concentração) da espécie química de interesse.
Um eletrodo que NÃO pode ser usado como indicador em potenciometria é o
A corrosão externa é uma das grandes causas de vazamento em tubulações e reservatórios. Pinturas e revestimentos ajudam a minimizar esse desgaste. A galvanização consiste em uma proteção eficiente para tubulações de aço, onde uma camada de zinco é aplicada sobre a superfície da liga metálica. Essa camada atua como uma barreira, minimizando a ação da água e do oxigênio sobre o aço.
Sobre a galvanização, afirma-se que
A corrosão é resultado da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A formação da ferrugem se caracteriza por ser um processo de corrosão do ferro, onde os átomos de ferro sofrem oxidação, perdendo elétrons. A aplicação de uma camada de outro metal sobre o ferro o protege da oxidação.
Considere as reações de redução e os respectivos potenciais apresentados a seguir.
O elemento que seria útil para a proteção do ferro é o