Disciplinas Psiquiatria Psicoterapia Questões de concursos sobre "Psicoterapia" | Psiquiatria - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicoterapia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q132006 - FCC Médico psiquiatra 2008
Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo descritos por Jean Piaget, é correto afirmar:
A)No estágio operatório formal, as crianças operam e agem no mundo concreto, real e percebido dos objetos e eventos. O pensamento egocêntrico é substituído pelo pensamento operatório, que envolve lidar com uma ampla variedade de informações externas à criança.
B)O estágio sensório-motor ocorre do nascimento aos 3 anos de idade e é caracterizado pelo aprendizado por meio da observação sensorial e pela aquisição do controle de suas funções motoras a partir de atividades, exploração e manipulação do ambiente.
C)No estágio do pensamento pré-operatório, as crianças usam símbolos e a linguagem de forma mais ampla do que no estágio sensório-motor. O pensamento e o raciocínio são intuitivos. As crianças não conseguem pensar de forma lógica ou dedutiva, e seus conceitos são primitivos.
D)O pensamento hipotético-dedutivo é a organização mais elevada da cognição e possibilita que as pessoas elaborem uma hipótese ou proposição e a testem em relação à realidade. O raciocínio dedutivo parte do particular para o geral e é um processo mais complicado do que o raciocínio indutivo, que avança do geral para o particular.
E)No estágio operatório concreto, emerge a função semiótica, na qual as crianças conseguem representar algo por meio de um significante, que tem uma função representativa, ou seja, usam um símbolo ou sinal para representar outra coisa.
Responder
Q132013 - FCC Médico psiquiatra 2009
Com relação aos transtornos de ajustamento é correto afirmar:
A)Podem ser divididos em reação depressiva breve (não excedendo a um mês o estado depressivo), reação depressiva prolongada (ocorre em resposta a uma situação estressante prolongada, mas não excedendo a dois anos), reação mista de ansiedade e depressão e com perturbação predominante de outras emoções. Essas condições serão acrescidas de um quinto caractere em sua classificação, segundo o CID-10.
B)Estados de angústia e perturbação emocional, usual- mente interferindo no desempenho social, podem ocor- rer, mas não guardam relação com um período de adaptação a mudanças ou a eventos estressantes. São condições que surgem unicamente por condições internas do indivíduo.
C)Ainda não são considerados uma condição diagnóstica. Estudos para o desenvolvimento do DSM-V e CID-11 estão sendo realizados tendo em vista a possibilidade de inclusão futura.
D)São quadros de resolução rápida, mesmo com a manutenção do estressor que provocou o desenca- deamento dos sintomas, e nunca evoluem para um transtorno mental mais grave, como um episódio depressivo maior.
E)Não há nenhuma abordagem terapêutica (medicamentosa ou psicoterápica) a ser realizada nesses quadros.
Responder
Q132015 - FCC Médico psiquiatra 2009
No que refere aos transtornos emocionais e de compor- tamento com início usualmente na infância e na adolescência, segundo o CID-10, é correto afirmar:
A)Na ansiedade de separação há uma preocupação real sobre um possível dano acontecendo com as figuras de importante vinculação à criança. Entretanto, essa condição não gera sofrimento ou prejuízo.
B)O mutismo seletivo é uma condição caracterizada por uma seletividade marcante e emocionalmente determinada na fala, tal que a criança demonstra sua competência de linguagem em algumas situ- ações, mas falha em outras. A criança possui nível normal de compreensão da linguagem e capacidade de se comunicar, falando normalmente em algumas situações e não em outras.
C)O transtorno desafiador de oposição é um tipo de transtorno de conduta definido pela presença de comportamento marcadamente desafiador, desobediente e provocativo, e pela ausência de atos antissociais ou agressivos mais graves, ocorrendo em adolescentes mais velhos.
D)Os transtornos hipercinéticos constituem um grupo de transtornos caracterizado por início tardio e uma combinação de comportamento hiperativo/impulsivo, associado a quadro de desatenção. Esse quadro não costuma levar a criança a apresentar propensão a acidentes, problemas disciplinares e insucessos escolares.
E)O transtorno de tiques vocais e motores múltiplos combinados, também chamado de Síndrome de Gilles de la Tourette, normalmente se inicia na vida adulta (acima dos 30 anos) e é constituído por múltiplos tiques motores (os primeiros a aparecer), seguido pelo desenvolvimento de tiques vocais (fônicos).
Responder
Q132022 - FCC Médico psiquiatra 2009
Considere as seguintes afirmações: I. O estágio do desenvolvimento psicossexual definido como "fase anal", por Freud, corresponde ao período de maturação do controle neuromuscular sobre os esfíncteres, principalmente os anais. É o período de luta por independência e superação da dependência dos pais e se associa à necessidade de estabelecer controle sobre si e o ambiente. II. Os principais mecanismos de defesa histérica são a conversão, a repressão, a somatização e a dissociação. Já as defesas de características psicóticas são a negação, a distorção e a projeção e as de características neuróticas são a repressão, isolamento, anulação, deslocamento e formação reativa. III. O grupo constituído por defesas mais adaptadas como sublimação, identificação, altruísmo, e outros, possibilita que o indivíduo consiga, frente aos múltiplos eventos e situações de vida, modificá-las de forma mais adequada, conseguindo atingir metas de crescimento e aprendizado. Está correto o que se afirma em
A)III, apenas.
B)II, apenas.
C)I e III, apenas.
D)I e II, apenas.
E)I, II e III.
Responder
Q132025 - FCC Médico psiquiatra 2009
Com relação à esquizofrenia e aos transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar:
A)Afetam em torno de 1% da população e manifestamse, no início, nos primeiros anos da vida adulta.
B)São patologias mentais consideradas graves, com alto comprometimento cognitivo e incapacitante, que geram grandes prejuízos econômicos, sociais e emocionais, tanto para o paciente como para a família.
C)Segundo o DSM-IV, os sinais de perturbação psíquica (alucinações, delírios e discurso ou comportamento desorganizado ou catatonia) devem durar pelo menos 6 meses, com pelo menos 1 mês de sintomas proeminentes (ou menos se tratados com sucesso).
D)Não existe clara relação entre a esquizofrenia e herdabilidade genética, mas novos trabalhos nessa área poderão modificar essa afirmação no futuro.
E)O tratamento clínico envolve o uso de medicações antipsicóticas, além de um trabalho de reabilitação cognitiva, terapia ocupacional e terapia familiar.
Responder
Q132036 - FCC Médico psiquiatra 2009
Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá eventualmente prescindir de
A)exames complementares ao clínico.
B)literatura atualizada.
C)estudo da organização do trabalho.
D)depoimento e experiência dos trabalhadores.
E)estudo epidemiológico.
Responder
Q132039 - FCC Médico psiquiatra 2009
O trabalho em equipe multidisciplinar
A)é contraindicado no tratamento do transtorno factício.
B)não é indicado no tratamento dos trantornos delirantes em geral.
C)é adequado à grande maioria dos tratamentos psiquiátricos.
D)pode ter como efeito a dissolução da subjetividade de cada membro da equipe.
E)é, muitas vezes, prejudicial ao tratamento do paciente com transtorno afetivo bipolar.
Responder
Q132063 - FCC Médico psiquiatra 2009
No transtorno obsessivo compulsivo, a psicoterapia que se mostra mais eficaz, segundo a literatura científica, é
A)a terapia cognitivo-comportamental.
B)a psicanálise Kleiniana.
C)o psicodrama.
D)a psicologia positiva.
E)o sociodrama.
Responder