Questões de concursos sobre "Terapia familiar" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Terapia familiar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q131917 - Quadrix Especialista em Psicologia 2013

Assinale a afirmativa que aponta para indicação de terapia
familiar. 
Ver Comentários

Q131992 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2013

Distintas abordagens de terapia familiar situam-se sob
marcos referenciais da pós-modernidade, dentre as quais
se incluem as terapias narrativas e as terapias colaborativas
de base 
Ver Comentários

Q134422 - CESPE Analista Judiciário - Psicologia 2016

Assinale a opção correta referente à terapia sistêmica familiar.
Ver Comentários

Q137194 - COVEST-COPSET Psicólogo 2010

Uma das peculiaridades da terapia familiar é a ênfase: 
Ver Comentários

Q137751 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2012

O pensamento sistêmico e a cibernética como eixos norteadores da prática da terapia familiar destacam 
Ver Comentários

Q138242 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2012

A terapia sistêmica da família organizou-se em torno de alguns conceitos básicos, definidores dos sistemas. A noção de que todo e qualquer sistema comporta-se como um todo coeso, sendo que a mudança em uma parte do sistema provoca mudança em todas as outras partes e no sistema como um todo, corresponde ao conceito de 
Ver Comentários

Q139800 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Psicólogo Judicial 2010

Analise as seguintes afirmativas sobre a abordagem clínica da família, a partir da teoria psicanalítica e da terapia familiar - comumente conhecida como terapia ou teoria sistêmica - e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 
( ) De acordo com a literatura psicanalítica, os sintomas apresentados pelas crianças geralmente se relacionam aos sintomas do par parental, o que explica o fato de que muitas vezes os pais retiram as crianças do tratamento analítico quando elas modificam suas posições subjetivas e interferem nas respostas sintomáticas do casal.
( ) Apesar de ter sido criada com os fundamentos da clínica individual, alguns autores propõem que a psicanálise possa ser utilizada para o atendimento clínico de famílias. A maioria desses autores, no entanto, diferencia a prática clínica individual da prática clínica com famílias, afirmando que os atendimentos com famílias possuem limites e possibilidades de intervenção muito diferentes daqueles que a clínica individual permite, pois, o manejo da situação clínica e,consequentemente, o trabalho com a transferência não correspondem estritamente ao método próprio à psicanálise.
( ) Uma das bases epistemológicas do campo clínico conhecido como terapia familiar é fornecida pelo modelo cibernético, que é o estudo dos mecanismos de feedback em sistemas que se autorregulam, pois tal modelo é uma metáfora útil para descrever como as famílias mantêm sua estabilidade.
( ) A teoria geral dos sistemas influenciou de forma decisiva a prática da terapia familiar ao permitir compreender a organização familiar como um sistema complexo, ou seja, em termos clínicos, a ênfase se desloca do indivíduo para as relações que constituem o grupo familiar e que o mantém em homeostase, com poucas e raras interações com o ambiente exterior e outros sistemas, permitindo a absorção e integração de novos elementos em apenas algumas situações cujas circunstâncias são bastante específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Ver Comentários