A ansiedade é objeto de estudos de diversas ciências
e disciplinas da Psicologia e Psicanálise. Freud, por
exemplo, desenvolveu dois tipos de ansiedade: a
angustia automática e a angústia-sinal. Segundo a
perspectiva genético-evolutivo que assevera que cada
etapa da vida do indivíduo determina especificidade
na configuração das ansiedades. Referente as
configurações da ansiedade na perspectiva genético-evolutivo,
AFIRMA-SE:
I. A Ansiedade de Aniquilamento é também
conhecida como desintegração, desmantelamento,
despedaçamento, catastrófica.
II. Ansiedade de Separação forma-se durante a
primeira infância, pode ser o medo da perda do objeto
necessitado e a da perda do amor deste objeto.
III. Ansiedade de Engolfamento corresponde a uma
fixação na etapa evolutiva em que há uma
indiferenciação entre o eu e o outro, tal como ocorre
na díade fusionai mãe-filho, de natureza simbiótica-narcisistica.
Assinale a opção CORRETA:
Três aspectos se constituem como a coluna vertebral
na formação dos processos inconscientes que
gravitam no campo grupal: ansiedade, defesa e
identificações. Referente a estes três aspetos assinale
a opção CORRETA:
A família pode ser constituída dinamicamente de
forma consciente e inconsciente. Assinale a opção
CORRETA que indica quais funções uma mãe
suficientemente boa, através de suas aptidões físicas
e mentais.
De acordo com Zimerman (1999, p.52), “um estado de sofrimento que o paciente acusa, e do qual está
querendo se ver livre, porquanto ele o sente como um corpo estranho a si” é chamado de
Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que
aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a
relação transferencial no âmbito educativo
“... a cada aluno cabe desarticular, retalhar, ingerir e digerir aqueles elementos transmitidos pelo professor, que se engancham
em seu desejo, que fazem sentido para ele, que pela via de transmissão única aberta entre ele e o professor encontram eco nas
profundezas de sua existência de sujeito do inconsciente.” (Kupfer)
Da perspectiva psicanalista, o campo que se estabelece entre professor e alunos que propicia a aprendizagem é de
Diante da angústia face ao diagnóstico ou tratamento das doenças, o paciente hospitalizado pode apresentar as
seguintes reações defensivas: i –conversar, às vezes, até animadamente, sobre os aspectos técnicos de seu diagnóstico e
tratamento, ii –postergar ou abandonar o tratamento e, às vezes, desacreditar nos resultados do examee iii –expressar
raiva contra os médicos ou seus familiares, e, também, culpá-los por sua condição de adoecimento.
Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, os mecanismos defensivos descritos.
Leia a seguinte afirmação: “Trata-se de um processo que se fundamenta, essencialmente, no(a) __________ da
realidade, ou melhor, na existência de uma percepção angustiante e traumatizante: a ausência de pênis na mãe e na
mulher. Quando essa estratégia de defesa é associada a um mecanismo correlativo, ou seja, a elaboração de uma
formação substitutiva, tem-se o (a) _______________________, e, portanto, uma perversão”.
Assinale a alternativa cujo item complementa, CORRETAMENTE, as lacunas da descrição.