Questões de concursos sobre "Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde" | Psicologia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Promoção, Prevenção e Reabilitação em Saúde que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
As pessoas que estão na sala de espera de um cinema encontram-se reunidas no mesmo espaço e durante o mesmo tempo,
com um mesmo objetivo. Mas, para Pichon-Rivière, elas não constituem um grupo, porque lhes falta vínculo, definido por ele
como a maneira particular pela qual cada
O uso de metodologias participativas para o desenvolvimento de trabalhos grupais no campo da promoção da saúde é eficaz
para trabalhar questões que tendem a ser mais complexas: sexualidade, violência, violação de direitos, uso e abuso de drogas.
Essas metodologias visam
O atendimento domiciliar em psicologia é uma modalidade
de atuação que tem levantado algumas questões
relativas à sua natureza e aos problemas éticos que pode
envolver. Em um atendimento domiciliar, o psicólogo
O documento essencial que definiu as atividades primárias que devem compor o conceito de cuidados primários,
incluindo a educação sanitária, a assistência nutricional, o
saneamento básico, a assistência materno-infantil, o planejamento
familiar, as imunizações e a assistência curativa
para os problemas mais comuns, foi
Diante da necessidade de um direcionamento ético e político frente à realidade social diversa
entre os menos e mais abastados, é imprescindível estabelecer projetos de promoção de
saúde na Educação, de forma integrada, interdisciplinar e coletiva. Sendo as sim, analise as
perspectivas apresentadas a seguir.
I Dar ênfase ao individualismo, à ciência psicológica e à prática clínica tradicional.
II Dar ênfase à subjetividade, à avaliação psicotécnica e à prática clínica.
III Incrementar projetos políticos nas entidades de Psicologia, reforçando o protagonismo
dos sujeitos.
IV Vincular a educação às múltiplas relações e teorias educacionais de forma
contextualizada na promoção de saúde.
Em relação aos projetos de promoção de saúde na Educação, as perspectivas corretas são
Sabe-se que o conceito de redes sofreu modificações ao longo do tempo, de modo a agregar
práticas alternativas organizadas no intuito de atender as demandas sociais do mundo
contemporâneo. Assim, compreende-se que
“Para desenvolver a atenção ____________ à saúde que
abranja a complexidade do processo saúde-doença, o trabalho ____________ se torna uma real necessidade do
profissional de saúde [...]. A saúde deve ser vista como
ponto de partida e de chegada para a intervenção
profissional. O saber ____________ propicia ao profissional
uma visão que ____________ a especificidade do seu
saber, e sua atuação se torna ampla e contextualizada,
possibilitando a ele a compreensão das implicações sociais
de sua prática para que esta possa se tornar realmente um
produto coletivo e eficaz.” (BÖING E CREPALDI, 2010, p. 636 – Revista Psicologia Ciência e Profissão). Qual opção contém os termos que completam respectivamente essa
passagem?
A relação entre a psicologia e o campo das políticas públicas vem fortalecendo-se cotidianamente a partir da constituição
de novos espaços de intervenção e de diferentes práticas
profissionais. Os Centros de Referência de Assistência
Social (CRAS) são uma expressão desta atuação que coloca
a política de assistência social no centro. Sobre a atuação
do psicólogo no CRAS, é incorreto afirmar:
A Atenção Primária em Saúde (APS) é fundamental na
Política Nacional de Saúde por ser um nível de atenção que
enfoca as práticas de promoção à saúde; por integrar várias
disciplinas e possibilitar maior acesso da população as
ações no campo da saúde. Qual das razões abaixo vai de
encontro a este nível de atenção?