Uma professora planejou uma atividade com crianças de uma turma de pré-escolares e de uma turma de escolares. Para tanto, mostrou às turmas duas bolas de argila iguais. Posteriormente, uma das bolas tomou o formato de uma salsicha.
A professora perguntou às turmas onde havia mais argila, esperando respostas similares às previstas na prova piagetiana.
Uma professora propôs aos seus alunos da primeira série o seguinte problema: “um grupo de crianças foi fazer um passeio em um museu, pegando uma linha do metrô, saltando três paradas depois e andando dois quarteirões a pé. Como deveriam fazer para retornar à escola?”
Considerando a teoria piagetiana sobre o desenvolvimento cognitivo, assinale a alternativa que indica o conceito subjacente.
Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)
Em uma pesquisa acerca do desenvolvimento, um psicólogo coloca à frente de duas crianças 4 quadrados azuis, 4 quadrados vermelhos e 4 círculos azuis, cortados em cartolina. O investigador afirma que alguém disse que todos os círculos são azuis e pergunta o que as crianças acham disso. A criança A diz que isso é falso, pois também há quadrados azuis. A criança B diz que é verdade, pois não há círculos vermelhos.
De acordo com a teoria piagetiana, essas duas crianças estão, respectivamente, nos seguintes estágios de seu desenvolvimento:
Estudos e pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento humano demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ocorre do
Jean Piaget afirma que o desenvolvimento de operações mentais marca o início do período operacional concreto. Dentre as operações que as crianças passam a dominar nesse período, destaca-se o(a)
Piaget considera que o processo de desenvolvimento humano ocorre em estágios, caracterizados por formas diferentes de organização mental que possibilitam diferentes modos do indivíduo se relacionar com o mundo. O estágio do desenvolvimento caracterizado pela emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente é denominado de: