Um religioso faz a seguinte afirmativa: “A homossexualidade é uma afronta à ordem natural da manutenção da vida e da espiritualidade. Não há escolha diante dos desígnios divinos e da natureza. Aquele que se acha homossexual precisa de cuidado, para, inclusive, desvincular-se do sofrimento que lhe é intrínseco”.
Considerando os fundamentos clínicos que orientam a abordagem da homossexualidade na Psicologia, analise as seguintes interpretações dadas a essa afirmação:
I. O religioso considera o papel da subjetividade (espiritualidade) na definição da sexualidade, ou seja, que ela também é influenciada por desejos conscientes e inconscientes. II. O religioso inclui a homossexualidade no âmbito dos transtornos psíquicos, apoiando-se no pressuposto de que o sofrimento vivido pelo homossexual é derivado do preconceito. III. O religioso faz uma abordagem atrelada ao reducionismo biológico, o qual desconsidera as influências socioculturais na escolha da opção sexual, seja homo ou heterossexual.
Assinale a alternativa que, segundo os fundamentos psicológicos, identifica, apenas, a(s) interpretação(ões) INCORRETA(S).
Denis e Ana estão passando por um bairro desconhecido no caminho para visitar um cliente. Torna-se óbvio para Ana que estão dirigindo em círculos e que se perderam. Ela diz: Denis, por que você não pára e pergunta para alguém se estamos no caminho certo? Denis continua dirigindo e não responde. Ana diz: Você não está me ouvindo? Denis responde: Sim, estou ouvindo, e continua dirigindo e obviamente ficando tenso. Ana fica em silêncio por algum tempo, sua tensão também aumenta. Este processo comunicativo entre Denis e Ana revela uma barreira à comunicação denominada
Matéria apresentada no Boletim semanal da ONU Brasil (no 3, 20 de maio de 2011) focaliza o Dia Internacional contra a Homofobia e conta que a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, fez um alerta para o aumento dos crimes homofóbicos, isto é, contra