Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.
I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.
II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os
sonhos ou à associação livre do adulto.
III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do
jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.
As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:
“A inveja é o sentimento de cólera que o sujeito
experimenta quando percebe que o outro possui um
objeto desejável, sendo sua reação de apropriar-se dele
ou de destruí-lo. Ademais, a inveja supõe a relação do
sujeito com uma única pessoa, remontando à primeira
relação de exclusividade vivida com a mãe. O ciúme
funda-se sobre a inveja, mas está ligado a uma relação
com pelo menos duas outras pessoas. Ele se relaciona,
acima de tudo, com o amor ao qual a pessoa pensa ter
direito, mas do qual ele se sente privado ou ameaçado
em proveito do seu rival.” Quem é o(a) autor(a) desse
conceito? Assinale a alternativa correta.
A frase a seguir refere-se a qual importante teórico da
Psicologia: “Uma camada mais ou menos superficial
do inconsciente é indubitavelmente pessoal. Nós
a denominamos inconsciente pessoal. Este porém
repousa sobre uma camada mais profunda, que já
não tem sua origem em experiências ou aquisições
pessoais, sendo inata. Esta camada mais profunda é
o que chamamos inconsciente coletivo”. Assinale a
alternativa correta.
A escola de Melanie Klein, juntamente com a Psicologia
do Ego e a Escola de Jacques Lacan é vista como uma
das três grandes teorias pós-freudianas e seu mérito foi
descrever um modelo novo da mente e de seu funcionamento,
baseado nos conceitos de
I- Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito
chamado ‘teoria de campo’, e aplicou tal teoria no trabalho
com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação
entre seus membros, que dependem uns dos outros. O
grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que
ela mude seu comportamento, mas esta também
influencia o grupo quando a ameaça ocorre.
II- Dois de seus principais conceitos são que o inconsciente
é estruturado como uma linguagem e que o mesmo é
um discurso. Os pensamentos de processo primário são
consequências descontroladas de significados. A fase
mais básica é o ‘estágio do espelho’ no qual os bebês
aprendem a se reconhecer, assumindo a perspectiva
das outras pessoas.
III- Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto
intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente
no atendimento psicanalítico com crianças estudando o
papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou
que o ego passa por um processo de clivagem para lidar
com o medo e a aniquilação.
IV- Seus estudos foram relacionados à ‘teoria centrada na
pessoa’, na qual os principais conceitos são a auto- realização e a auto-direção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem
de forma mais saudável até um nível de completude
chamado auto realização.
Durante a consolidação da psicologia como ciência, muitas teorias foram propostas para auxiliar na
compreensão do ser humano. Diversos autores
estudaram e publicaram trabalhos com tendências e
modelos teóricos que são referências na área nos mais
diferentes campos de atuação. Associe os autores abaixo
com as afirmações correspondentes ao trabalho
desenvolvido:
Os adeptos da teoria dos objetos, como Melanie Klein, afirmam que as questões mais cruciais no desenvolvimento da
personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criança, com o passar do tempo, de
libertar-se do objeto primário (a mãe), a fim de estabelecer uma firme noção de si mesma e desenvolver relações
com outros objetos (pessoas). Sendo assim, em relação à sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
Desde a consolidação da psicologia como ciência,
diversos autores propuseram conceitos próprios,
criando diferentes escolas e tendências teóricas.
Assinale a alternativa que associa corretamente o autor
com suas propostas teóricas no campo da psicologia.