Para muitos dos profissionais de orientação psicanalítica, o primeiro encontro entre o psicólogo e a criança se dá em uma sessão de ludodiagnóstico. O principal objetivo desse primeiro contato é
Segundo Anaf, Meninchetti e Evangelista (2012), o ludodiagnóstico é um procedimento de importância ímpar no encontro inicial entre o psicólogo e a criança, pois esta não vai voluntariamente ao psicólogo. No que se refere ao uso do ludodiagnóstico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Inclui material que media e favorece a expressão da subjetividade no âmbito tanto verbal quanto não verbal. ( ) O uso de bonecos no ludodiagnóstico pode ser uma técnica indutiva, o que dificulta sua utilização. ( ) Os contos de fadas, fantoches e histórias infantis facilitam a criança em se colocar no lugar dos personagens e verbalizar de forma espontânea parte de sua vivência familiar. ( ) O uso dos materiais no ludodiagnóstico só se sustentam tecnicamente quando articulados com uma leitura dos autos pertinentes ao caso avaliado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Durante a realização de uma observação lúdica, um garoto de quatro anos, embora tenha acompanhado o terapeuta até a sala de entrevistas, não trocou nenhuma palavra ou contato visual com ele, evitando qualquer aproximação física. Passou a maior parte do tempo, ora correndo pela sala, ora andando em círculos, ora andando na ponta dos pés, balançando as mãos e movimentando os dedos. Também pegou um boneco da caixa lúdica e bateu com ele na própria cabeça.
A modalidade de brincar apresentada por esse garoto pode ser considerada
A entrevista lúdica de cada processo psicodiagnóstico é uma experiência nova, tanto para o psicólogo como para a criança, uma vez que nos brinquedos oferecidos pelo psicólogo, a criança deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vínculos com objetos de seu mundo interno, processo no qual, segundo Blanca Guevara Werlang, se refletirá o estabelecimento de um vínculo
Na entrevista lúdica, Arminda Aberastury considera conveniente não interpretar, já que ainda não temos como saber se a criança
Q139769 - FCC Analista Judiciário - Psicologia do Trabalho 2010
Para Blanca Guevara Werlang, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para