Questões de concursos sobre "História da Psicologia" | Psicologia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História da Psicologia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q135615 - CONSULPLAN Psicólogo 2014

“Embora Wilhelm Wundt  seja  considerado  o  fundador  da  psicologia,  ele  não  foi  o  seu  criador.  A  psicologia  é  o  resultado  de uma  longa  sequência  de  esforços  criativos.”  (Duane  Schultz &  Schultz,  2006). De  acordo  com  a  história  da  psicologia, analise as afirmativas a seguir. 

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto  à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.  
II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que  já estava em  andamento, um promotor talentoso do inevitável.  
III. Pode-se afirmar que após o  falecimento de  Fechner, um dos  colaboradores da história da psicologia,  seus papéis  foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.    

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)  
Ver Comentários

Q135967 - CETRO Psicólogo 2014

A Psicologia como profissão, no Brasil, completou, oficialmente, 50 anos em 2012. Mudanças sócio-culturais e nas ciências contribuíram para o surgimento da Psicologia como um ramo científico independente. Dos questionamentos à soberania religiosa e a ruptura com outras convenções sociais, a Psicologia trilhou um longo caminho para a sua soberania. Associada por muito tempo e vista como subordinada às ciências, como a Biologia e Filosofia, a autonomia da Psicologia e a construção de um objeto passível de verificação científica teve um marco. 
Assinale a alternativa que apresenta esse marco.
Ver Comentários

Q136193 - FGV Analista Judiciário - Psicologia 2013

Com  relação  à  História  da  Psicologia  Brasileira,  assinale  a  afirmativa correta. 
Ver Comentários

Q136304 - FGV Psicólogo 2014

Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:
Ver Comentários